Esse vídeo foi feito por alunos de Comunicação Social, da FURB, onde abordam um tema muito importante, doações de sangue.
Só a doação pode salvar vidas em casos onde os hospitais precisam repô-lo, como para cirurgias, tratamento em pacientes com câncer e com doença renal crônica. Sem contar em casos de acidentes e catástrofes naturais.
Por isso, mais do que captar um doador, o que os hemosc querem é criar a fidelização dos doadores, isto é, fazer com que as pessoas doem com frequência.
É impressionante a habilidade das pessoas que trabalham com a coleta. Elas fazem de tudo para o paciente não sentir dor. Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue, o que é pouco. Uma pessoa adulta tem, em seu corpo, cerca de cinco litros. Além da regularidade, com a fidelização as equipes que cuidam dos hemocentros podem conhecer e ter controle maior da qualidade do sangue doado. É uma maneira de tornar o cadastro mais seguro.
O voluntário passa por três etapas antes que o sangue seja retirado. A primeira consiste no cadastro de dados pessoais, em seguida é feita uma triagem clínica que inclui um questionário sobre a saúde da pessoa, um teste de anemia, a verificação da pressão arterial e o peso do doador. A terceira etapa consiste no que a equipe do hemocentro chama de Voto de Auto Exclusão, nessa fase o candidato tem a oportunidade de dizer se tem comportamento de risco para AIDS. Sua identidade é preservada, pois a bolsa é identificada por meio de um código de barras. Se a resposta for sim, ele fará a doação, e passará por todos os testes e, mesmo que os resultados forem negativos, a bolsa será desprezada. Caso a resposta seja não, a bolsa só será utilizada se todos os exames apresentarem resultados negativos.
Para ser um doador, a pessoa deve pesar no mínimo 50 kg, estar munida de um documento com foto, além de ter entre 18 e 67 anos de idade e estar devidamente descansado e alimentado.
Você pode ser um doador, seja você um voluntário, faça que nem o Braz. Procure um hemocentro próximo a você e pratique esse ato de vida!
Por Tiago Germano
Nenhum comentário:
Postar um comentário