O vídeo produzido em 2007 na disciplina de Comunicação Comparada, do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da FURB, traz como tema a Semana Mundial da Água.
Com uma trilha sonora de música clássica, ele se inicia com várias tomadas de uma torneira de água aberta, até fixar em um ângulo que mostra jovens andando próximo normalmente. É nesse plano contínuo que se estendem as imagens. A situação ocorre até um momento que o fluxo de pessoas diminui junto com a água. O clímax acontece quando uma menina percebe a escassez - mesmo tentando abrir mais, não passam de gotas em suas mãos. O desperdício anterior acabou ocasionando a seca. No lettering “Todos nós precisamos de água – e a água precisa de todos”. O audiovisual é encerrado com o texto do tema: “Semana Mundial da Água, de 22 a 27 de março”.
O alerta sobre o desperdício de água atual, como as pessoas não ligam para a abundância que ainda temos e como uma futura geração pode sofrer com os nossos hábitos.
Sozinho o Brasil possui 12% da água doce de superfície do mundo inteiro, o rio de maior volume e um dos principais aquíferos subterrâneos, além de invejáveis índices de chuva. Mesmo assim, isso não é desculpa para o desperdício inconsciente. Lá vai algumas dicas, que todo mundo sabe, mas nunca é demais lembrar:
Reduza o tempo de banho e economize pelo menos seis litros por minuto.
Não use a mangueira como vassoura - primeiro limpe o local e depois lave.
Lave o carro ou o quintal com balde, não com mangueira. Se quiser, use dois baldes, um com água e sabão, outro com água limpa.
Lembrando que uma torneira que goteja lentamente perde cerca de 50 litros por dia. Em caso de vazamento chame um encanador para que ele elimine todos os problemas da casa.
Por Tatiane Theiss
Nenhum comentário:
Postar um comentário