7 de mai. de 2015

Rock and Roll na Fotografia

Por Caio Henrique Fink e Mateus Ricardo Alves

No segundo semestre do ano de 2014 foi proposto para os alunos de Publicidade e Propaganda da FURB, na matéria de Fotografia II, que produzissem uma capa de revista com a condição de que a mesma possuísse uma foto feita em laboratório.

O primeiro desafio foi constituir uma ideia em que todos os integrantes do grupo estivessem de acordo em produzir. Partimos do princípio de que todos gostavam de música, em destaque o gênero rock. Quando juntamos os conceitos de revista e rock logo pensamos na revista Rolling Stone, conhecida mundialmente.



Para fazermos a fotografia em laboratório tivemos que buscar referências de poses e acessórios em outras fotos, após isso focamos em uma pose clássica de músico de bar tendo guitarra e jaqueta de couro como acessórios.

Então começou a produção. Como estávamos em um grupo de três integrantes cada um teria uma função específica que seriam, respectivamente, modelo, fotógrafo e assistente.

Tivemos dificuldades como qualquer outro aluno teria por não ser um profissional da área. Luz, pose e edição foram as principais dificuldades enfrentadas, buscando sempre o aperfeiçoamento didático, afinal, a prática leva a perfeição.

Após a produção tivemos que partir para a fase de pós-produção, vulgo edição, tínhamos um foto muito vazia, apesar de, modéstia parte, muito boa, não poderia compor a capa de uma revista somente o material cru. Passamos a foto por uma sessão intensa de edição em um software específico para tal fim, denominado Photoshop na sua versão CC.

A foto passou por processos de nivelamento de contrastes, matriz e saturação. Os textos fictícios, com fins de dar uma descontraída no clima tenso de correção, foram adicionados também no Photoshop. Procuramos referências em outras capas da Rolling Stones e formamos nosso layout.

Como tudo na vida, tiramos experiências e lições daquilo que fizemos, adquirimos um maior domínio sobre a câmera, suas funções, luzes, efeitos e não menos importante o trabalho em equipe que foi aprimorado.

Para nossa alegria tivemos um maravilhoso dez como nota pelo nosso esforço e criatividade. Conseguimos com êxito entregar exatamente o que o professor propôs para a turma. A mesma capa foi postada no perfil do Facebook de um dos integrantes, trazendo mais prestígio e elogios ao trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário