23 de out. de 2013
Programete Saúde Alternativa: Doação de órgãos
O trabalho desenvolvido na disciplina de Produção em Rádio, pelo professor Arnaldo Zimmermann, do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Furb, tem como título Saúde Alternativa, programete com dicas, verdades e mitos da saúde e principais temas relacionados.
No episódio gravado, é apresentado o caso do milionário Chiquinho Scarpa, onde a história de querer enterrar o seu carro milionário Bentley Continental não passava de um alerta sobre a doação de órgãos – como as pessoas enterram bens muitos mais valiosos que carros, seus órgãos.
Em seguida são apresentados algumas verdades e mitos sobre o assunto, lá vai alguns exemplos:
Para se tornar um doador é preciso qualquer tipo de registro por escrito?
VERDADE. A comunicação verbal aos familiares é suficiente, uma vez que apenas eles podem autorizar a remoção de órgãos.
A doação deixa marcas profundas no corpo?
MITO. Todos os órgãos doados são removidos por meio de uma operação cirúrgica. Portanto, o corpo pode ser velado normalmente.
Ouça o programete e confira mais perguntas, verdades e mitos sobre a doação!
É importante também que se você está decidido a comunicar sua família sobre a vontade de doar órgãos, saber das seguintes recomendações: O transplante de órgãos não poderá ser feito quando os doadores apresentarem algumas contraindicações clínicas e laboratoriais como cânceres malignos, insuficiência renal, hepática, cardíaca, pulmonar, pancreática ou medular, ou ainda, quando os doadores apresentarem doenças infectocontagiosas, como doenças de chagas, hepatites B e C, HIV, entre outras.
Então se você não tem nenhuma dessas contraindicações e tem interesse em doar orgãos, avise sua família. Doe orgãos, doe vidas!
Por Tatiane Theiss
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário