23 de out. de 2013
Menção Pernambucanas e outros formatos
O trabalho desenvolvido na disciplina de Produção em Rádio, pelo professor Arnaldo Zimmermann, do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Furb, o anuncio é entre tantos formatos radiofônico uma Menção da Pernambucanas.
E foi produzido pelos acadêmicos do quarto semestre que entre eles estão esse que vos fala Filipe Andrade, Roberto Butzke, Bruna Lazzarotto e Andrielle da Rosa Correia que se dedicaram a toda a produção, desde a elaboração do texto, confecção do roteiro, gravação e a edição contamos com a sempre bem vinda ajuda do amigo Everton Morando Darolt que sempre da uma lapidada nos nossos trabalhos.
No rádio nos contamos com vários formatos de anúncios radiofônicos, entre eles os mais tradicionais são o Spot que é o formato de anúncio gravado transmitido durante o bloco comercial da emissora, temos o Patrocínio onde o formato de anúncio inserido em meio a outros conteúdos do programa ainda temos Programete, formato inserido como um espaço autônomo e ainda outro que é muito popular porem requer mais trabalho, tempo e dedicação para realizar é o Jingle, que é transmitido no bloco comercial e é uma composição musical que envolve profissionais vinculados a estúdios de gravação (produtoras de áudio) e outros cantores especialmente contratados pelo anunciante.
E enfim o Testemunhal que é o texto preparado de acordo com a emissora e o comunicador. O apresentador transfere seu prestígio ao produto anunciado e é inserido ao vivo e pode ser em forma de Menção que é a técnica semelhante às do merchandising. A referência à marca do produto é mais sutil e a duração é de até 15 segundos. Não se utilizam fundos musicais ou efeitos sonoros pra acompanhar o texto. Ou então a Prescrição que é maior e há maior destaque para a marca do produto.
Temos ainda o Patrocínio, Texto avulso, Texto-foquete, Unidade móvel, entre outros menos comuns. Isso só para ver como podemos e devemos ser criativos na elaboração de anúncios radiofônicos, tanto na academia ou exercitando de forma profissional.
Por Filipe Andrade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário