17 de out. de 2013
Saúde no rádio: Programete radiofônico sobre doação de sangue
Este áudio foi criado pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FURB durante a disciplina de Produção Publicitária em Rádio no ano de 2013. O tema abordado é a doação de sangue.
O formato deste anúncio radiofônico chama-se programete. Ele possui duração média de 1' à 5' e pode mesclar diferentes técnicas narrativas. Sua principal característica é a de seguir a mesma estrutura de um programa radiofônico convencional. É muito utilizado para transmitir informações de interesse público.
O Saúde no Rádio conta com dois apresentadores que dão várias dicas sobre o assunto. O diálogo entre os locutores é bastante dinâmico e de fácil compreensão. Com duração de 1'30", o anúncio inclui vinheta de abertura e encerramento, efeitos sonoros e fundo musical. Há ainda a simulação da participação de uma ouvinte por telefone.
Como bem foi destacado, o processo de doação é rápido, tranquilo e seguro. Pode ser feito nos vários Hemocentros espalhados pelo país. É necessário apenas que a pessoa tenha entre 16 e 67 anos, mais de 50kg e boas condições de saúde. Voluntários com menos de 18 anos precisam estar acompanhados pelos pais.
É de extrema necessidade que os estoques se mantenham sempre cheios. O número de pacientes que precisam de transfusão todos os dias é muito grande. São cirurgias, casos de hemofilia, leucemia e anemias, que demandam uma grande quantidade de sangue.
No estado de Santa Catarina, apenas 1% da população é doadora. Esse dado preocupa e, por isso, o Hemosc desenvolve um belo trabalho para incentivar a população catarinense a praticar esse gesto. Na sua última campanha, “Cada Voluntário é um Herói”, a entidade divulgou um VT para televisão salientando a importância desse ato.
Ser um doador é uma atitude de cidadania que ajuda a salvar várias vidas. Colabore. Faça a sua parte.
Por Nikolas Henrique Straube
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário