Uma das coisas mais interessantes do curso de PP da FURB são sem dúvida as aulas de fotografia. Nela, nós colocamos em prática as teorias, aprendendo com os erros e descobrindo novas maneiras de fotografar e com o que mais nos identificamos.
E foi pensando nisso que durante as aulas da disciplina fotografia II do curso de Publicidade e Propaganda da FURB, nós tivemos que escolher um produto que as pessoas consomem na primeira refeição do dia e produzir fotos de um café da manhã onde deveria aparecer a embalagem desse produto e destaca-lo como se a imagem fosse utilizada em um anúncio.
Pensando nos produtos que seriam interessantes para trabalhar dentro dessas condições, optamos pelo iogurte. Esse alimento nos possibilitou explorar outros elementos como frutas, outros alimentos e também alguns utensílios. Foi fácil trabalhar com iogurte devido a sua praticidade e capacidade de se manter consistente.
O produto escolhido foi o Tirol Iogurte Light e foi uma escolha favorável, pois podemos abordar a temática de vida saudável e apresentar o produto de uma forma saborosa.

Quando se trabalha com alimentos em uma fotografia, é necessário tomar certos cuidados com a aparência, a posição dos elementos da foto. É importante que seja perceptível para quem for vê-la, os elementos (coloração, textura) e dessa forma ter o cuidado para que pareça saboroso, despertando o desejo de consumir.
Com as fruta o cuidado é redobrado, pois muitas frutas – e no caso foi principalmente com a banana - depois de um período expostas começam a ficar manchadas. Isso faz com que a fotografia perca elementos favoráveis a sua composição e que pode acarretar em mais trabalho uma vez que será necessário eliminar essas manchas com a ajuda de softwares como o Photoshop.
Outro fator que dificultou o processo foi a utilização de jarra e pote de vidro. Tivemos que ter cuidados com reflexos e manchas de dedo e iogurte nos objetos.
Com essa experiência foi possível compreender a dificuldade que é produzir uma fotografia de qualidade, anda mais no caso, pois tivemos que pensar as fotos como se fossemos criar uma campanha para veicular. Além disso, a questão dos reflexos e enquadramento da imagem, tendo o cuidado para que os elementos estivessem em perfeitas condições e que fizessem sentido na fotografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário