8 de out. de 2014

Rua XV de Novembro: Mantendo a história e questionando um futuro de humanização e mobilidade.

Por Alison Leonar e Kely Rodrigues

Palco do Stammtisch municipal e desfiles alegóricos da Oktoberfest em Blumenau, a Rua XV de Novembro completa 124 anos com essa denominação, mas curiosamente um dia já foi conhecida como Bratwursttrasse, Rua da Lingüiça.

O nome surge de uma trilha aberta pelos colonos da região, na procura de animais perdidos. Por ser estreita e sinuosa a população que frequentemente utilizava o trajeto a batizou com o apelido. 

O primeiro traçado da rua foi alterado em 1902 e em 1929 foi a primeira Rua a receber pavimentação com paralelepípedos em Santa Catarina. Após isso não há registros de intervenções urbanísticas relevantes.

A reurbanização atual se mantém desde 2000 quando foi entregue à população pela passagem do sesquicentenário. Hoje com 1590 metros de extensão, revestidos de lajotas, a rua é uma importante conexão do distrito do Garcia às demais regiões da cidade.


Pela importância econômica, turística e de lazer que a rua tem na cidade, estão sendo cada vez mais discutidas formas de aperfeiçoar o uso da via pela população. Uma das ações previstas é a substituição das vagas de estacionamento por mini praças com áreas para refeições e lazer, como tentativa de aumentar a circulação de pedestres e humanizar a rua. 

Em contraste a essa iniciativa está a realidade do trânsito intenso da cidade com uma frota de veículos em constante crescimento. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, DENATRAN, em 10 anos a frota no país aumentou 123% enquanto que a população cresceu 11%. Ainda de acordo com o órgão hoje são mais de 80 milhões de veículos em circulação no país. Já em Blumenau, com uma população de 329 mil habitantes, a frota é de 230 mil veículos.

A principal rua da cidade deixa de ser ligação e passa a ser interação. E a pergunta que fica é: Humanização ou mobilidade, qual a prioridade?

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