Por Bárbara Wohlgemuth e Gabrielle Fachini Cavaletti
Você já viu aquelas fotos de objetos em movimento, normalmente carros ou motos, em que esse objeto está focado e parece que o fundo é que está se mexendo?
Esse efeito é conhecido como Panning, que é uma técnica utilizada exatamente com este objetivo, transmitir a ideia de velocidade, mas com foco no que está se movendo. Descobrir esta técnica foi a nossa tarefa na aula de Fotografia I.
Primeiramente, pesquisamos sobre o que era este efeito e quais deveriam ser as configurações da câmera para desfocar o fundo da imagem apenas.
Para criar o efeito Panning, é necessário acompanhar a velocidade do objeto durante o clique. Para isso, utiliza-se velocidade baixa (menor que 60), ISO de acordo com a luz do ambiente (não utilizar flash, pois ele congelaria o fundo) e a maior abertura possível, para aumentar o “borrão” do fundo. Muitas vezes não conseguimos acompanhar o objeto exatamente na velocidade do seu movimento, por isso as extremidades do carro, moto, bicicleta, entre outros, também ficam desfocadas.
Como não tínhamos um objeto específico a ser fotografado, um carro, uma moto ou uma pessoa, éramos livres para escolher o que fotografar. O Foto Dicas Brasil traz alguns exemplos e dicas interessantes.
Ao tentar fotografar carros, tivemos dificuldade em seguir o movimento do mesmo. Então tivemos a ideia de executar a nossa foto num gira-gira. Desta forma, a modelo e a fotógrafa estão na mesma velocidade, facilitando o foco do contorno da modelo. Além disso, quanto mais rápido estivessem girando, mais desfocado ficaria o fundo.
Com esta atividade, percebemos que um efeito fotográfico pode ser, ao mesmo tempo, simples ou complicado, dependendo dos recursos disponíveis. No nosso caso, encontramos uma dificuldade que foi resolvida com criatividade, mas também porque no caminho nos deparamos com um parque.
Muitos momentos da vida exigem uma solução criativa, seja numa tarefa acadêmica, na vida pessoal ou profissional. Devemos sempre estar dispostos a testar e, assim, descobrir novas formas de enfrentar os nossos desafios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário