Por Sarah E. Ferreira e Tuane Faust.
Foi-se o tempo em que um pedido de casamento diferente e romântico era feito à luz de velas, rodeados de rosas e com alianças dentro de pedaços de bolo. A moda de surpreender com pedidos de casamentos inusitados, criativos – e de preferência, em público – teve início nos Estados Unidos, se popularizou pela Inglaterra e atualmente tem adeptos em todos os cantos do mundo.
Fazer um pedido de casamento diferente não é simples. A maioria demanda uma grande produção, ajuda de parentes e amigos que, é claro, precisam guardar segredo. E o resultado é sempre lindo e cheio de romantismo.
Mas nem sempre dá certo.
A prova viva disso é o pedido de casamento mais falado do momento. Um jovem programador chinês resolveu comprar 99 IPhones 6 para fazer um pedido de casamento tecnológico em Guangzhou, na China. O rapaz gastou mais de 500 mil iuanes, o que no Brasil custaria por volta de R$ 320 mil. O chinês posicionou as caixas no chão formando o desenho de um coração, atraindo os olhares dos curiosos. Quando a namorada chegou, o jovem - com as flores nas mãos - fez uma declaração de amor e pediu a moça em casamento. E ela disse não.
O jovem tinha escolhido 11 de novembro para fazer o pedido, pois a data é conhecida como "Dia dos Solteiros” na China. As fotos do momento foram divulgadas na rede social chinesa Weibo. Para melhor, o assunto virou sensação e foi aos Trending Topics do Twitter.
Com o inesperado acontecimento, a ideia foi quase óbvia: utilizar a notícia em prol da marca Samsung, principal concorrente da marca Apple.
A Samsung é conhecida por utilizar uma estratégia de marketing agressivo, depois de décadas de uma postura mais “tímida”. Seus gastos com anúncios publicitários em 2012 totalizaram 4 bilhões de dólares, disparado o maior entre as grandes empresas de tecnologia.
Além de reforçar sua imagem em robustas campanhas na mídia impressa e na TV, a Samsung tem se destacado nos anúncios virais. A empresa passou a usar um toque de humor, mais criativo nas propagandas, como ridicularizar fãs da Apple, que passavam dias na fila para comprar um iPhone, ou quando escolheu o dia do início das vendas do iPhone 5 para lançar um vídeo com ironias sobre o aparelho.
A ideia da ação seria utilizar do fato de que você não precisa de 99 IPhones para conseguir o que quer, seja a casar com sua namorada, ser feliz ou estar satisfeito com a vida. Para isso, você só precisa de um Samsung.
A ação viral se dividiria em três redes sociais: Twitter, Youtube e SnapChat.
Twitter.
Convidar perfis influenciadores no Twitter, com grande número de seguidores e com estilo descontraído, levemente humorístico. Estes perfis divulgariam a hashtag #99motivos para contar ou criar problemas com leve toque humorístico. A princípio, a hashtag seria utilizada pela Samsung para exemplificar 99 motivos pelos quais você seria mais feliz com a Samsung. Depois de implantada, a hashtag seria utilizada para problemas cotidianos por todos os users. Um exemplo seria "Tenho #99motivos pra ir trabalhar hoje, mas só um me faz querer ficar em casa: a preguiça :("
Youtube.
Esta rede social seria encarregada de publicar curtos vídeos com o título #99motivos, para serem divulgados em anúncios fixos antes dos vídeos do Youtube. A ação se baseia em criar as situações antes criadas pela hashtag no Twitter, e fecharia com a frase: “Você não precisa de 99 Samsungs pra te fazer feliz. Um já basta.”
Snapchat.
A ação voltada ao público do Snapchat seria juntar o maior número de influenciadores, e fazer com que cada um deles publique fotos em situações felizes com o Samsung junto, para que o maior número de pessoas vejam, e repitam a ideia. Utilizariam a hashtag, e frases como “só um Samsung pra me fazer sentir desse jeito, mesmo”.
A ideia da ação já tem de estar fixa na mente do público, para que não seja algo desconhecido ou sem nexo para quem recebe. Mas se a pessoa não souber do que se trata, logo vão buscar saber e se deparar com a Samsung.
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