Por isso, hoje trago uma ação de mídia digital surpreendente que aconteceu na rede social Twitter no dia 19 de setembro, que alavancou vários clientes e admiradores. Tudo começou quando um usuário, prevendo que “a zoeira poderia acontecer”, instigou as duas marcas a criar uma batalha de rimas pela sua preferência em abrir uma conta. O usuário @vyktorb, por sinal, é criador de um blog de humor de sucesso na internet, o Jesus Manero, o que seria um motivo a mais para as marcas redobrarem a atenção sobre o tweet.
O banco que se saísse melhor na disputa, ficaria com a conta bancária do internauta, pelo menos na teoria. Os perfis dos bancos aceitaram o desafio e com bom humor, realizaram uma sequência de rimas, protagonizando uma curiosa estratégia de relacionamento com os consumidores nas redes. O Banco Santander, então, deu a primeira cartada. Respondeu com a primeira rima e ainda utilizou o termo “manero”, que é título do blog do usuário, o que foi uma ótima percepção. Com a necessidade da resposta, o Itaú também entrou em ação. Apesar do empate técnico dado pelo blogueiro, muitos usuários retuitaram e responderam as mensagens das instituições de maneira positiva.
A reação bem-humorada e informal é adequada ao Twitter, explica Eduardo Tracanella, superintendente de marketing institucional do Itaú. "Tudo está mudando muito rápido e as marcas precisam mudar também. As marcas perceberam que podem ter mais conversa, mais protagonismo, e menos propaganda. Sem perder a identidade, e adequando a linguagem a cada plataforma", avaliou. (EXAME, 2013). Este tipo de ação de uma forma descontraída dentro das redes sociais utilizando da convergência, ajuda tanto a alavancar o número de followers, assim como reforçar a confiabilidade das pessoas sobre a marca. Confira esta épica batalha de rimas abaixo:
Por Karoline Schäfer
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