24 de out. de 2013

Batalha de Rimas: Santander vs. Itaú

Com o desenrolar da era tecnológica existem cada vez mais instituições do setor financeiro investindo na oferta de produtos e serviços no meio virtual, e com isso é possível ver o quanto as marcas mudaram sua postura dentro das redes sociais.

Por isso, hoje trago uma ação de mídia digital surpreendente que aconteceu na rede social Twitter no dia 19 de setembro, que alavancou vários clientes e admiradores. Tudo começou quando um usuário, prevendo que “a zoeira poderia acontecer”, instigou as duas marcas a criar uma batalha de rimas pela sua preferência em abrir uma conta. O usuário @vyktorb, por sinal, é criador de um blog de humor de sucesso na internet, o Jesus Manero, o que seria um motivo a mais para as marcas redobrarem a atenção sobre o tweet.



O banco que se saísse melhor na disputa, ficaria com a conta bancária do internauta, pelo menos na teoria. Os perfis dos bancos aceitaram o desafio e com bom humor, realizaram uma sequência de rimas, protagonizando uma curiosa estratégia de relacionamento com os consumidores nas redes. O  Banco Santander, então, deu a primeira cartada. Respondeu com a primeira rima e ainda utilizou o termo “manero”, que é título do blog do usuário, o que foi uma ótima percepção. Com a necessidade da resposta, o Itaú também entrou em ação. Apesar do empate técnico dado pelo blogueiro, muitos usuários retuitaram e responderam as mensagens das instituições de maneira positiva.

A reação bem-humorada e informal é adequada ao Twitter, explica Eduardo Tracanella, superintendente de marketing institucional do Itaú. "Tudo está mudando muito rápido e as marcas precisam mudar também. As marcas perceberam que podem ter mais conversa, mais protagonismo, e menos propaganda. Sem perder a identidade, e adequando a linguagem a cada plataforma", avaliou. (EXAME, 2013). Este tipo de ação de uma forma descontraída dentro das redes sociais utilizando da convergência, ajuda tanto a alavancar o número de followers, assim como reforçar a confiabilidade das pessoas sobre a marca. Confira esta épica batalha de rimas abaixo:


Por Karoline Schäfer

Nenhum comentário:

Postar um comentário