Tudo começou quando o canal de humor do YouTube, Porta dos Fundos, publicou o vídeo “Fast Food” satirizando o atendimento prestado pela empresa. A cena traz o humorista Fábio Porchat no papel de um chef de cozinha que demostra muita impaciência para aguardar a escolha da sua cliente, interpretada por Clarice Falcão.
Apesar de não citar o nome, a referência fica clara à Spoleto pelo modo como é feito o pedido. A empresa tem a característica de deixar o freguês escolher os ingredientes no balcão, enquanto o atendente monta o seu prato.
Em poucos dias, a produção viralizou e tornou-se um verdadeiro sucesso na Internet. Foi aí que veio a grande sacada. A Spoleto poderia ter tomando quaisquer providências jurídicas por ter sido alvo de piada, mas não o fez. Ela inovou e transformou uma crítica negativa em positiva. Um dos donos entrou em contato e fechou uma parceria com a equipe do canal, que produziu uma continuação do vídeo.
A segunda parte traz a rotina do mesmo funcionário em outras situações em que a sua paciência é posta à prova. Ao final, o Spoleto afirma que isso jamais deve acontecer, mas que às vezes foge do seu controle. Por esse motivo, ela incentiva o consumidor a denunciar, através de um e-mail, qualquer tipo de mau atendimento prestado. Dessa forma, é possível perceber a preocupação com a satisfação do seu cliente.
De maneira inteligente a marca conseguiu contornar uma situação bem delicada. É indispensável nesse tipo de situação adversa buscar soluções diferenciadas. Essa case é a prova de que uma empresa pode ter o seu prestígio de volta, basta apenas ter criatividade.
Por Nikolas Henrique Straube
Nenhum comentário:
Postar um comentário