30 de out. de 2013

Obama, o propulsor de uma nova era


Muita gente acha que internet é um meio de passar o tempo, usada para descontrair e outras atividades de lazer, certo ela serve pra isso, mas por outro lado serve também para fazer coisas gigantescas, viabilizar projetos, vender produtos e mais, você sabia que a internet esta diretamente ligada a eleição presidencial de Barack Obama nos Estados Unidos da América no ano de 2008? É isso mesmo, se a internet não foi o principal motivo para Barack se eleger, com certeza ela esta entre os principais. Ai você se pergunta, como que pode isso? Barack Obama revolucionou o marketing politico em sua campanha eleitoral para a presidência dos EUA, foi o primeiro candidato a usar as mídias sociais para interagir com o publico e isso deu muito resultado. Como afirmou o jornal The HuffingtonAntes mesmo do resultado das eleições americanas já podemos declarar um vencedor: a internet”.



Barack Obama e sua equipe investiram 16 milhões de dólares em publicidade online e diferente dos outros candidatos que utilizaram a internet somente para se comunicar, Obama usou o meio para posicionar-se, isso resultou em uma mobilização politica ao candidato, seu Twitter com atualizações diárias sobre sua campanha atingiu mais de 120 mil seguidores e fez com que fosse na epoca o Twitter com mais seguidores no mundo. No Youtube Obama atingiu a marca de mais de 2 milhões de views em sua pagina, no discurso da vitória atingiu um incrível numero de 78 milhões de pessoas estarem assistindo pelo canal, o vídeo interpretado por Wil.i.am com o mote “Yes, we can” atingiu a marca de mais de 14 milhões de views. Obama investiu pesado também em varias outras mídias como Facebook, MySpace, blogs, flickr e varias outras.

Então vamos falar na pratica, do que adiantou investir tanto assim nas mídias online, isso realmente deu resultado? Vamos la, devido as campanhas online Obama conseguiu uma arrecadação de quase 1bilhão de dólares para sua campanha, ele com essa interação gerou uma proximidade entre ele e os eleitores e com isso ele conseguiu superar seu concorrente em numero de votos, tendo 52,9% do votos contra 45,7% de John McCain. Sua maneira de fazer marketing politico revolucionou o meio, e hoje em dia muitos especialistas afirmam que sem a internet Obama não existiria.

Por Rodrigo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário