24 de out. de 2013

Spot Brahma. Cerveja + Copa do Mundo



Spot produzido pelos alunos do curso Comunicação Social da FURB.
Ano de produção: 2013/1
Matéria: Produção em Rádio
Professor: Arnaldo Zimmermann



A tarefa foi produzir um spot com duração de 30 segundos. O tema  Brahma, foi dado pelo próprio professor, que está sempre presente para ajudar e orientar durante as gravações.

Com a aproximação da copa do mundo, nada melhor que juntar com o tema cerveja, até porque a FIFA autorizou a venda de cerveja dentro dos estádios.

No começo, houve até confusão, pois nos estádios brasileiro, atualmente, a venda de bebidas alcoólicas é expressamente proibida.

O site da Veja Abril fez uma matéria a respeito desse assunto polêmico:

O cabo-de-guerra entre a FIFA e o governo

Por que é um problema:
Conforme o Estatuto do Torcedor, é proibido vender qualquer tipo de bebida alcoólica nos estádios. Incapaz de conter a violência das torcidas e de fiscalizar a venda de álcool a menores de idade, o Brasil teve de adotar uma proibição que não existe nos países desenvolvidos, onde apenas o consumo excessivo é alvo de punições nos grandes eventos esportivos.

Por que a FIFA não quer ceder:
Uma dos principais patrocinadoras da Copa do Mundo é a marca de cerveja Budweiser, do grupo belga-brasileiro InBev. Parceira da FIFA nos Mundiais desde 1986, a cerveja americana paga cerca de 25 milhões de dólares por ano para ter sua marca ligada ao torneio. Por contrato, a empresa tem de ser a única cerveja à venda nos estádios da Copa.

O que pode acontecer: 
O Brasil deverá permitir temporariamente a venda de bebidas alcoólicas durante o torneio. Como as partidas da Copa são cercadas por um rigoroso esquema de segurança - e como boa parte do público será formado por torcedores de países em que o consumo de cerveja nos estádios é permitido -, o risco de que essa mudança provoque problemas é pequeno.

Enfim, para a FIFA, a venda da cerveja nos estádios é uma questão comercial - a federação tem acordo de patrocínio há mais de 25 anos com a Budweiser. Ano que vem veremos quem ganha essa batalha!

Por Thais Hostin

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