Por Lucas Campestrini e Maria Beatriz S. Martins
A partir de um trabalho acadêmico para a aula de fotografia, que consistia em fazer uma foto relacionada ao meio ambiente, buscamos uma ideia simples para um tema que no geral sempre cai na mesmice.
Primeiramente escolhemos trabalhar com a preservação dos
animais ameaçados de extinção e assim criamos o slogan “Certas coisas são
insubstituíveis”. Com o slogan escolhido começamos a pensar em como retratá-lo
numa imagem. As primeiras ideias eram utilizar animais de verdade, então fomos
ao Zoológico de Pomerode e passamos a tarde fotografando diversos animais.
Embora algumas fotos do Zoo tenham ficado boas esbarramos num problema: não
queríamos que ao utilizar essas fotos ficasse alguma ideia que ligasse o
zoológico a maus tratos aos animais ou a não preservação.
Descartadas as fotos do zoológico precisávamos de um novo
direcionamento, assim surgiu uma ideia que casou ainda mais com o slogan. A
nova ideia era mostrar o contrário: ao invés de mostrar os animais de verdade e
o que podemos perder, resolvemos mostrar como seria sem eles. Assim nasceu a
ideia de usar bichos de pelúcia.
Para a produção da foto escolhemos a câmera Canon EOS RebelT4i, lente Canon zoom lens EF-S 18; 135 mm com diafragma f/4, distância focal
135 mm, ISO 250 e tempo de exposição: 1/40s, em modo manual. O cenário
escolhido foram as árvores atrás do ginásio da universidade e para direcionar a
luz usamos um rebatedor que pegamos no laboratório de fotografia. Na pós-produção foram feitos alguns ajustes de
brilho e contraste na imagem para ressaltar as cores. O programa utilizado para
fazer esses ajustes foi o programa de edição Adobe Photoshop CS6.
Após tratada a imagem, tínhamos que fazê-la como parte de
uma campanha para algum cliente real, assim escolhemos o WWF (“World Wide Fundfor Nature” ou, em português “Fundo Mundial para Natureza”). A escolha do cliente foi feita por ser uma
ONG presente em mais de 100 países e sempre estar com campanhas relacionadas ao
tema que escolhemos para o nosso trabalho. A partir dessa escolha de cliente,
fizemos a nossa campanha usando a identidade já usada em outras campanhas da
WWF.
Com essa atividade podemos perceber como seria o mundo
totalmente industrializado, com seres inanimados no lugar de seres vivos. Esse
foi o principal objetivo da foto, mostrar que a desarmonia entre o ser humano e
o meio ambiente é prejudicial para todos, incluindo nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário