8 de out. de 2014

Alunos da FURB utilizam bichos de pelúcia para alertar sobre preservação

Por Lucas Campestrini e Maria Beatriz S. Martins


A partir de um trabalho acadêmico para a aula de fotografia, que consistia em fazer uma foto relacionada ao meio ambiente, buscamos uma ideia simples para um tema que no geral sempre cai na mesmice.

Primeiramente escolhemos trabalhar com a preservação dos animais ameaçados de extinção e assim criamos o slogan “Certas coisas são insubstituíveis”. Com o slogan escolhido começamos a pensar em como retratá-lo numa imagem. As primeiras ideias eram utilizar animais de verdade, então fomos ao Zoológico de Pomerode e passamos a tarde fotografando diversos animais. Embora algumas fotos do Zoo tenham ficado boas esbarramos num problema: não queríamos que ao utilizar essas fotos ficasse alguma ideia que ligasse o zoológico a maus tratos aos animais ou a não preservação.


Descartadas as fotos do zoológico precisávamos de um novo direcionamento, assim surgiu uma ideia que casou ainda mais com o slogan. A nova ideia era mostrar o contrário: ao invés de mostrar os animais de verdade e o que podemos perder, resolvemos mostrar como seria sem eles. Assim nasceu a ideia de usar bichos de pelúcia.

Para a produção da foto escolhemos a câmera Canon EOS RebelT4i, lente Canon zoom lens EF-S 18; 135 mm com diafragma f/4, distância focal 135 mm, ISO 250 e tempo de exposição: 1/40s, em modo manual. O cenário escolhido foram as árvores atrás do ginásio da universidade e para direcionar a luz usamos um rebatedor que pegamos no laboratório de fotografia.  Na pós-produção foram feitos alguns ajustes de brilho e contraste na imagem para ressaltar as cores. O programa utilizado para fazer esses ajustes foi o programa de edição Adobe Photoshop CS6.

Após tratada a imagem, tínhamos que fazê-la como parte de uma campanha para algum cliente real, assim escolhemos o WWF (“World Wide Fundfor Nature” ou, em português “Fundo Mundial para Natureza”).  A escolha do cliente foi feita por ser uma ONG presente em mais de 100 países e sempre estar com campanhas relacionadas ao tema que escolhemos para o nosso trabalho. A partir dessa escolha de cliente, fizemos a nossa campanha usando a identidade já usada em outras campanhas da WWF.

Com essa atividade podemos perceber como seria o mundo totalmente industrializado, com seres inanimados no lugar de seres vivos. Esse foi o principal objetivo da foto, mostrar que a desarmonia entre o ser humano e o meio ambiente é prejudicial para todos, incluindo nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário