Socialmedia no mercado

As novas tecnologias alteraram a forma de comunicação estabelecida na sociedade. Abriram novas possibilidades e campos de atuação, para serem desbravados pelos profissionais que saírem de um curso superior com esse conjunto de habilidades. Nem todos vão ter a possibilidade de trabalhar em diferentes veículos para saber em qual área tem mais afinidade. Mas todos passarão pelas redes sociais virtuais, penso que essa é primeira oportunidade que um comunicólogo tem de entrar em contato com o mercado, nem que seja para vender a sua imagem.

Muitas empresas também não sabem o perfil de quem contratar, ou mesmo entendem a importância de alinhar a comunicação online e monitorar o que esta sendo dito na web sobre a sua marca. Na entrevista concedida para a rádio Nereu Ramos falo um pouco sobre o cenário em que nos encontramos e principalmente das oportunidades perdidas pelo comercio.



O socialmedia combina diferentes habilidades que a cada dia vão sendo atualizadas, porque as plataformas também vão se alterando, vivemos em mundo na versão beta. São tantos os requisitos que um profissional dessa área tende a combinar elementos do jornalismo e da publicidade, sem falar de conhecimentos técnicos que na maioria das vezes pertence a turma dos programadores.

Mas a diferença desse momento ímpar que vivemos é que o conhecimento é compartilhado, acessível para todos aqueles que quiserem se aperfeiçoar. E-books, vídeo aulas, apresentações de slides, praticamente é possível encontrar o conhecimento materializado em diferentes formas, basta querer encontrar. O programa Plug In abordou sobre a temática do socialmedia e suas amplas características necessarias para exercer a profissão.


Vale lembrar que a nova grade do curso de Publicidade e Propaganda da FURB, desde 2013/1 contempla a disciplina de Produção Publicitária em Mídia Digital, uma grande oportunidade para os novos profissionais que chegarem no mercado atualizados.

Por Prof. Moisés "Béio" Cardoso