Tutorial de Postagens

Por Prof. Dr. Moisés "Beio" Cardoso

Em todas as postagens lembre-se de utilizar o mesmo procedimento:

1.1 - Assinatura do post


É o primeiro item da postagem. Os alunos devem assinar a postagem no canto superior esquerdo, no tamanho de fonte normal em itálico.

Os nome e sobrenome dos alunos deve ser por ordem alfabética. Manter a mesma ordem dos nomes em todas as postagens até o final do semestre. Isso ajuda a identificar de forma rápida o autor do texto publicado. Exemplo: Por Aluno Um, Aluno Dois e Aluno Três.

Reforço que a assinatura deve ser exatamente nesse padrão, sem a adição ou subtração de nenhum elemento textual ("dois pontos", hashtag e similares). Não mudem o tamanho da fonte, nem usem "dois pontos", absolutamente nada além do que foi pedido.

1.2 - Título relevante


Ele deve deixar claro o seu conteúdo. Imagine sempre o título como um tweet, ele tem que fazer sentido para os robôs de busca, motivar o leitor para clicar no link e consumir a postagem. Neste sentido, o título deve ter entre 55 à 67 caracteres (com espaço), para não ser cortado nos resultados de busca.

Devemos focar a atenção nas três (03) palavras iniciais e nas três (03) expressões finais de cada título. É nelas que devemos ter o maior cuidado. Todos os títulos devem ser passados pela ferramenta "Avaliador de Títulos", somente títulos considerados: "bons, ótimo e excelente" devem ser usados. 

Em título de postagens não usamos "ponto final" (perguntas ou exclamação, podem ser usados); não usamos "CAIXA ALTA", apenas a primeira letra do título deve estar em maiúscula.

Palavras que não funcionam para iniciar títulos ou parágrafos, intertítulos ou itens de uma enumeração.

#Artigos: o, a, os, as, um, uma, uns, umas… Estão na categoria das piores palavras para começar frases, em especial títulos (sejam externos ou por diferenciação tipográfica), intertítulos e itens em enumerações. Além disso, os artigos são as primeiras palavras descartáveis quando se precisa ajustar o tamanho das frases em campos limitados por caracteres.

#Expressões de ligação: Além disso, a saber, agora, ainda que, aliás, ao menos, aparentemente, apesar disso, assim, até certo ponto, certamente,  com efeito, contudo, de fato, de toda forma, depois de tudo, dito isto, em troca, em consequência, em uma palavra, enfim, em princípio, ou seja, isto é, finalmente, mais ainda, mas, melhor dizendo, na verdade, não obstante, ou seja, por conseguinte, portanto, por exemplo, por ora, por outro lado, por último, pois bem e porém.

1.2.1 - Link permanente (slug) 


É todo o conteúdo da URL que vem depois do domínio de um site no blog, ou seja, se refere à parte do endereço que está depois da primeira barra (“/”). Esse trecho é o que identifica a página que está sendo acessada dentro do ambiente do site.

Leiam esse artigo para entender a importância do link de uma postagem.

Como altero o "link permanente/slug" da minha postagem aqui no blog? Aqui tem um passo a passo de como fazer.

1.3 - Marcadores / Categorias da postagem 


Deve ser usado apenas um marcador / categoria de identificação na postagem. Esse marcador será indicado pelo professor em cada uma das atividades que serão desenvolvidas no blog.

Isso facilitará a identificação dos conteúdos dentro da plataforma. elas não servem para os demais buscadores, apenas para organizar dentro do blog.

Não adicione nenhum marcador diferente do que foi pedido. Entenda mais sobre a importância de categorizar nesse artigo. Esse outro artigo vai ajudar a fazer isso aqui no blog.


1.4 - Diagramação 


Sempre deixar uma linha em branco entre os parágrafos. Alinhar o texto a esquerda. Não deixar recuo no começo dos parágrafo. Alternar o tamanho deles (parágrafos curtos e longos). Vamos dar preferência para frases curtas de 20 palavras.

Usar foto/vídeo/áudio no começo da postagem! Lembrem de tirar possíveis linhas em branco no final do último parágrafo.

A fonte, o tamanho da letra e a cor, não devem ser alteradas no corpo do blog, usem o que está padronizado, não precisa fazer alteração nesses elementos dentro do blogDepois de publicar o post a fonte mudará automaticamente para o padrão pré-estabelecido.

1.4.1 - Estruturar tópicos no texto 


Os tópicos são a estrutura da sua pauta. Eles devem ser planejados para conduzir o leitor pela linha de raciocínio que você deseja, por mais simples que for.

Os blocos não podem ter mais de 300 palavras. Cada texto deve ter pelo menos seis (6) blocos para suavizar a leitura. Nesse artigo temos essa e outras informações que vão ajudar.

As postagens vão variar com um mínimo de 2040 caracteres com espaço, e chegarão até Mil palavras. Para cada atividade o professor vai deixar essa informação pontuada. Respeitar essa normativa é de suma importância.

Posts com produção textual menor do que o acordado não serão considerados válidos. Um redator publicitário não pode ter medo de exercer sua habilidade com a escrita, deve confiar no manuseio das ideias. Por isso aqui no blog é o momento de testar nossas práticas.

1.5 - Técnicas de SEO 


O texto precisa ser objetivo, claro, e "mostrar a que veio". Deixar claro a sua intenção no inicio, pensem que talvez o leitor leia apenas o primeiro parágrafo e saia da página, caso não goste. Por isso determinar a palavra-chave é o aspecto mais importante de um texto, tudo irá se estruturar em função dela.

A palavra-chave deve aparecer: no título, no primeiro parágrafo, em pelo menos quatro vezes no decorrer do texto. As variações da palavra-chave precisam ser pontuadas nos subtítulos e no decorrer do texto.

Lembrem de usar sempre usar: negritos, links e itálicos. Esses elementos de formatação auxiliam a escrita na web. Cada um deles tem uma função distinta, que são elas:

1.6 - Negritos


Devem destacar as palavras-chave de cada postagem, podem ser expressões ou pedaços de frases, mas não uma frase inteiras.

Um texto de web pode ter até 25% de negrito, acima disso o Google entende que a postagem é um spam. Para identifica-lás se pergunte ao final do texto: "se eu fosse procurar esse texto no Google, que palavras digitaria no buscador?". A resposta será o conjunto de palavras que devem ser negritadas. De uma forma geral, nomes próprios são uma boa opção.

Uso o negrito na primeira oportunidade que a palavra, que pretendo destacar, quando ela aparece no texto. Nunca devo usar negrito e link na mesma palavra! Nunca devo negritar a mesma palavra várias vezes ou os robôs de busca entenderam que estou fazendo spam e minha página enquadrada dentro da "black list" do buscador.


1.7 - Links 


Oferecer um texto sem link é subjugar o intelecto do leitor. Todo texto de web tem que ter links com o aprofundamento de conteúdo.

Links com relevância e qualidade de conteúdo, nunca use um link por usar, pense fora da caixa. Um link para a home de um site tem baixa relevância, preciso fazer a curadoria de conteúdo dentro dele e oferecer o melhor.

Eles são a chave para aumentar o tempo de permanência do leitor dentro da plataforma, tornar o texto mais dinâmico e direto.

Aqui no blog cada postagem deve ter no mínimo três (03) links externos e um (01) link interno. A recomendação é que tenhamos pelo menos um link em cada subcapítulo.

Ofereço os melhores links já no começo do texto, pense que o leitor pode não chegar ao final da leitura, preciso encantá-lo de início. Mas no final também devo ter o link que chamará o leitor para a ação (call to action)

Não usar links da: Wikipedia, Brasil Escola, Escola Brasil, TechTudo, TecMundo, Guia do Estudante ou canais de baixa relevância que podem aparecer nos primeiros resultados de pesquisa. Devemos optar por notícias, pesquisas, artigos científicos e demais fontes de extrema credibilidade.

Atenção: Sempre faço link na primeira vez que a palavra desejada aparecer no texto. Quando aparecer a segunda vez apenas negrito a palavra. As demais vezes que ela surgir no texto não precisa mais destacar.

Não devemos usar link na palavra-chave em si, porque aí estaremos "expulsando" da postagem o leitor que pretendemos cativar com a leitura sobre aquele determinado assunto.

Aqui no blog vamos fazer links apenas palavras pontuais, podem ser expressões ou pedaços de frases, mas não em frase inteiras.

1.8 - Itálicos


Servem para destacar citações e slogans no texto, juntamente com as "aspas". Ele serve para atrair o olhar do leitor e destacar trechos da postagem para os robôs de busca. Exemplo: "Hyperlinks subvertem hierarquia” - David Weinberger, The Cluetrain Manifesto

Podemos fazer a citação separada do bloco do texto, com a finalidade de chamar a atenção para ela. Nesse caso usaremos a opção "citação" que se encontra na barra de ferramenta do blog.

Vamos usar itálico em palavras em inglês. Essa é uma prática editorial que pode variar dependendo do canal / veículo que estiverem trabalhando.

Passo a passo das postagens


2.1 - TEXTO


Fazer o texto primeiro no Google Drive de um dos alunos da equipe, o arquivo será compartilhado com os demais membros da equipe para que todos possam ir trabalhando no mesmo arquivo. Não usar o Drive do Galo Digital.

No arquivo, podem colocar: negrito, link e itálico. Ele vai ser vir para orientar os trabalhos dentro do blog. Será nosso "arquivo espelho". Usem fonte arial, tamanho 12. Assim padronizamos os trabalhos.

Usem essa ferramenta para fazer a revisão do texto. Se tiverem outra, podem usar. O importante é que seja feita uma primeira revisão nessa nesse momento para minimizar os erros editoriais.

Assim que texto estiver concluído no Drive, copiem em colem dentro do HTML do post (o botão está canto superior esquerdo), depois cliquem em "escrever". Esse processo tira a formatação do texto original e evita que o mesmo fique desconfigurado ou que ocorra erros de macro.

A partir daí comecem a diagramar o texto dentro do blog, adicionando: negrito, link e itálico; seguindo o arquivo espelho do Drive.

A fonte, o tamanho da letra e a cor, não devem ser alteradas no corpo do blog, usem o que esta padronizado, não precisa fazer alteração nesses elementos dentro do blogDepois de publicar o post a fonte mudará automaticamente para o padrão pré-estabelecido.

Esse passo é muito importante para manter uma padronização das postagens.


2.2 - IMAGENS  


Uso a imagem sempre no inicio do texto. Se optarem por usar mais imagens, aproveitem elas para diagramar o texto, alocando-as em uma das extremidades (direita ou esquerda / "zigue-zague").

É preciso renomear todas as imagens usadas para ilustrar as postagens, se forem produzidas (ou alteradas) pelo aluno o arquivo deve conter o nome do mesmo + sua descrição. Exemplo: Nome_Sobrenome_tema_da_foto.jpg.

Nunca devo acentuar nomes de arquivos, ou deixar "espaço embranco" entre as palavras, apenas "underline", isso evita erros de macro.

O arquivo nomeado de forma correta ajuda os robôs do Google a encontrar a imagem, não importa se o nome do arquivo ficar extenso.

Posso também "upar" a imagem online sem ter que baixar ela, posso usar a URL de origem da imagem para colocar ela no blog, dessa forma devo dar os devidos créditos da sua origem.

Suporte: Caso não saiba como colocar uma imagem no post, os link_01 e link_02 vão ajudar. Veja por que é importante rankear as imagens no Google. Saiba tudo sobre busca de imagens do Google (tamanho, cor, tipo, tempo, direitos de uso e etc)

2.3 - VÍDEOS 


Caso precise colocar no blog algum vídeo que tenha produzido, utilize o seu canal pessoal do YouTube, se não tiver, crie! O momento de desbravar essa rede social é agora e não no mercado de trabalho. Não importa o teor do vídeo, nosso objetivo é explorar os recursos avançados do seu canal.

2.3.1 - Os títulos contêm informações valiosas para ajudar os espectadores a encontrarem seus vídeos nos resultados da pesquisa. Quando você cria títulos de vídeo, é uma boa ideia incluir palavras-chave prováveis de serem usadas por seu público ao procurar vídeos como o seu. Desenvolva títulos pesquisáveis. Veja esse vídeo explicativo.

2.3.2 - Entre os vídeos com melhor desempenho no YouTube, 90% têm miniaturas personalizadas. Atraia mais espectadores e aumente o tempo de exibição criando suas próprias miniaturas visualmente interessantes que gerem cliques. A imagem da miniatura só deve prometer o que seu vídeo cumpre.

Miniaturas equivocadas podem afastar as pessoas de seu conteúdo ou até violar as políticas de spam do YouTube. Veja esse vídeo explicativo de como fazer a miniatura. Dica: Use imagens de alta resolução de 1280 x 720 pixels (relação 16:9), salvas como arquivos .jpg, .gif, .bmp ou .png de 2 MB (ou menos).

2.3.3 - Criar uma descrições com palavras-chave pode ajudar os espectadores a encontrarem seus vídeos com mais facilidade por meio de pesquisa. A descrição serve para que os espectadores saibam o que estão prestes a assistir. É possível inserir até cinco (05) mil caracteres na descrição.

Veja esse vídeo explicativo. É importante que  o vídeo tenha localização, data, e que ele contenha: "anotações" (legendas com links) que remetam para a assinatura do canal Galo Digital ou algum outro vídeo relacionado.

2.3.4 - Adicione palavras-chave que descrevam elementos importantes de cada vídeo. Sobre o que é o vídeo? Quem é o personagem mais famoso? etc. Pesquise as palavras-chave mais buscadas digitando algo relacionado a seu vídeo na caixa de pesquisa do YouTube para ver o que sugere o preenchimento automático. Há termos usados com frequência pelas pessoas na pesquisa do YouTube que podem ser relevantes para seu vídeo?

2.4 - ÁUDIO  


Caso precise colocar no blog algum áudio que tenha produzido, o aluno deve criar uma conta sua no Soundcloud ou no Hulkshare. Usar imagem no arquivo de áudio para ilustração e uma descrição do áudio conforme orientação da postagem.

Recados gerais


3.1 - CHECKLIST 


A postagem Checklist 2020 irá conter a relação das equipes e suas respectivas postagens. Cada uma delas terá observações publicadas posteriormente a aula como forma de feedback.

3.1.1 - A observações ali descritas devem ser executas até que o post fique dentro dos critérios estabelecidos pelo professor. Cada semana de atraso em fazer as postagens ou as melhorias, sugeridas pelo professor, será descontado um ponto da nota.

3.1.2 - Quando a postagem estiver com tudo correto, receberá um OK e a missão estará concluída. Lembre-se de sempre olhar o checklist e ficar antenado no cronograma de atividades.

3.2 - PRESENÇA 


3.2.1 - É necessário que os integrantes da equipe trabalhem juntos nas atividades. Caso um dos membros esteja ausente no Teams no dia da atividade, resultará em falta no diário. Durante as atividades todos permanecerão conectados a plataforma, para eventuais duvidas e interações com o professor durante o tempo de aula.

Lembro que nossa aula é mediada pelo computador e não em EAD, ou seja, nossos encontros virtuais, tem a finalidade de dar suporte em tempo real durante o horário de aula para as equipes e alunos de forma personalizada, assim como supervisionar o desenvolvimento dos posts.