GUIA DE POSTAGENS 2020

Lembrem de visualizar o feedback do Professor no post "#Checklist das atividades 2020". Cada semana que as melhorias não são executadas a atividade PERDE UM PONTO!

Relação das postagens para serem desenvolvidas


Esse "post guia" tem a finalidade de organizar as produções desenvolvidas pelos acadêmicos no semestre. Ela não pode ser editada pelos alunos, apenas pelo professor.

Os detalhes (normativas e padronizações) sobre as postagens devem ser conferidas nesse Tutorial. Leia ele antes de fazer qualquer postagem e acesse em caso de dúvidas quanto as normativas do texto. As atividades no Blog devem ser realizadas em TRIOS, de livre escolha dos alunos. Duplas dinâmicas e lobos solitários somente em casos extremos!

Lembro que nossa aula é mediada pelo computador e não em EAD, ou seja, nossos encontros virtuais, tem a finalidade de dar suporte em tempo real durante o horário de aula para as equipes e alunos de forma personalizada, assim como supervisionar o desenvolvimento dos posts.

Postagens anônimas ou sem títulos serão desconsideradas (não podem ser avaliadas pelo professor), os alunos responsáveis pelas mesmas receberão faltas.


#Postagem_01 - Fotografia - [Deadline 01/06]:


Iniciaremos os trabalhos no blog com uma atividade que usará como mote o momento ímpar de isolamento social que vivemos.

Tema da postagem: "isolamento social e educação"

Pontos de abordagem: Pesquisem no Google Trends os temas decorrentes desse tema e escolham uma palavra-chave para trabalhar e desenvolver um texto com no mínimo 1800 caracteres com espaço, e o máximo 2040.

Imagem da postagem: As equipes devem produzir uma foto / imagem, que ilustre a sua postagem.

Usaremos marcador/categoria: "fotografia".

Se tiverem bloqueio na produção do conteúdo, lembrem de usar a fórmula de estrutura textual que se orienta a partir de respostas das perguntas: Quem, o quê, onde, como, quando e por quê.

#Postagem_02 [Deadline 08/06]: Nesse post iremos desenvolver um vídeo para o "Interação FURB", que deverá ter uma nova dinâmica por conta da pandemia. Nossa missão é exercitar esse "olhar para o futuro". Pensar como apresentar o curso de PP para os alunos virtualmente.

A ideia é produzir um vídeo de um minuto "vendendo o curso de PP". Não podemos usar vídeos de outros canais ou da web, lembrem do que falamos sobre direitos autorais. Podem fazer o vídeo na vertical, usados os recursos dos Stories (menos o boomerang), uma boa opção é usar o recurso "cenas" do Instagram para facilitar a composição.

O vídeo deve ser postado no canal do YouTube de algum dos integrantes da equipe. Caso nenhum dos alunos das equipes tenha, devem criar um canal.

Não usem o Canal do GaloDigital do YouTube, cuidado para não se confundirem ao logar na plataforma. Nosso objetivo é explorar os recursos recursos que temos em mãos e posteriormente explorar os recursos avançados do YouTube.

- Preencher todos os campos do vídeo dentro do YouTube: nome coerente do vídeo, descrição (defesa criativa de 10 linhas), tags, etc.

- Colocar no vídeo "tela final", convidando para se inscrever no canal do Galo Digital ou linkando outro vídeo pertinente a temática;

Detalhes da atividade, a partir do vídeo em mãos:
- Elaborar um texto com no mínimo 1800 caracteres (com espaço), e o máximo 2040; usado a palavra-chave "Interação FURB"; falem sobre o vídeo em si ou algum assunto relacionado a ele. Para essa postagens usaremos o marcador "Vídeo" no blog e nada mais além dela.

O que podem escrever sobre o vídeo? Nosso objetivo é estimular a participação no Interação FURB. Se tiverem boqueio na produção do conteúdo, lembrem de usar a fórmula de estrutura textual que se orienta a partir de respostas das perguntas: Quem, o quê, onde, como, quando e por quê.

Não esqueça de ir ajustando a postagem anterior conforme orientação do professor descritas na "Checklist das Atividades 2020".


#Postagem_03 [Deadline 15/06]: "VirouCase" - utilize algum case de empresa/marca ou serviço em mídia digital que tenha obtido sucesso e relevância na sua propagação dentro das redes sociais virtuais durante a pandemia da Covid-19. O case precisa ter interatividade com os usuários, eles precisam ter sido convocados para uma ação no meio digital.

Cuidado: não é um meme; não é um vídeo / app / game / post / foto que bombou de acesso ou viralizou; não é um flash mob. Não é uma postagem com muitas curtidas, comentários ou compartilhamento!

É uma ação arquitetada pela marca com a participação ativa de fãs no ambiente digital, eles devem ter sido convocados a fazer/realizar uma ação no meio digital. Os fans (audiência) devem ter participado da campanha de maneira ativa: respondendo perguntas, mandando fotos, fazendo paródias, etc. Ou seja, produzindo conteúdo para uma determinada campanha.

Elaborar um texto com 1800 caracteres (com espaço) e no máximo 2040; contextualizando a escolha e fornecendo todos os detalhes da campanha. Em resumo contem como a aconteceu a ação. Lembrem de utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos, dividir o texto em subcapítulos, etc.

Se tiverem bloqueio na produção do conteúdo, lembrem de usar a fórmula de estrutura textual que se orienta a partir de respostas das perguntas: Quem, o quê, onde, como, quando e por quê.

Atenção:
- O case tem que ser no meio digital! Logo, as ações devem ser contextualizada dentro do espaço tempo de conectividade que vivemos. Usar um case clássico, de estados de emergência mundiais anterior ao ano de 2004, fica fora do contexto e não nos interessa.

- Para essa postagem usar a tag: VirouCase. Articulem com os colegas de classe para não repetirem o mesmo case. Assim que definirem o case que será trabalhado, coloquem no Chat do Teams e avizem no Grupo de WhatsApp da sala, para compartilhar com os colegas. Caso duas equipes escolham o mesmo case, a equipe que postar primeiro terá a prioridade sobre o case, a outra equipe deverá escolher outro case.

OBS: Não esqueça de ler o feedback das suas postagens anteriores na relação das equipes abaixo e façam as alterações conforme orientados. 


#Postagem_04 [Deadline 22/06]: "Referência Criativa" - As equipes deverão utilizar uma referencia criativa indicada pelos próprios alunos (no chat do Teams) para desenvolver: um post + uma defesa criativa. Essa atividade também poderá ser inscrita numa próxima edição do Talento Universitário. Essa é a contribuição da disciplina para que tenhamos um fluxo constante de materiais para ajudar o evento.

Essa atividade busca desenvolver habilidades de apropriação de diversas linguagens e exercitar as fontes de inspirações. Dessa forma fugimos das metodologias tradicionais em que muitos profissionais estão acostumados a trabalhar.

O objetivo dessa atividade é que equipes diferentes, tenham a mesma fonte de inspiração, para vender o mesmo produto, resultando em leituras diferentes. Para essa postagens usaremos o marcador: "Referência Criativa".

Atenção:
1) A "Referência Criativa" será a personagem Stranger Things:


2) O produto que será vendido: o curso de Publicidade & Propaganda da FURB. A escolha desse produto se deve pelo fato dos alunos conhecerem intimamente suas características. Já que um produto diferente exigiria a necessidade de se estudar em profundidade.

Deverão ser produzidos uma sequência de 03 (três) Stories que montem uma narrativa com a ideia da equipe. Montem eles da forma que acharem conveniente, usando o que quiserem.
- Se forem fotos, fazemos o upload aqui no blog para armazenar;
- Se forem vídeos (gifs, boomerangs, etc) vamos hospedar eles no Canal do Galo Digital no YouTube. Depois "embedamos" ele aqui no blog, como foi feito no segundo post.

Esses Stories poderão ser usados pelo perfil da @ppfurb no Instagram, eles terão autonomia de selecionar os materiais que julgarem conveniente para publicarem. Assim ajudamos no fluxo de conteúdo gerado pelo curso para construir narrativas orgânicas junto a instituição. Dessa forma, temos uma aplicação real, a partir de uma atividade de sala de aula.

3) No texto da postagem contextualizem as ideias e as estratégias das peças, individualmente ou em conjunto, detalhem o máximo que conseguirem para que todo os elementos criativos sejam pontuados, facilitando o entendimento de quem visualizar a proposta criativa. O tamanho dessa postagem deve ter 1800 caracteres (com espaço) e no máximo 2040;

4) Defesa Criativa: com no mínimo de 10 linhas (após o post) fale sobre o detalhamento que inspiraram a postagem. Essa defesa criativa será usada para se inscrever no Talento Universitário dos semestres posteriores. Se coloquem no lugar do cliente que vai querer uma explicação que justifique a elaboração da postagem. Para todas as ideias que desenvolvermos no mercado, existirá sempre a necessidade de se realizar a defesa criativa da mesma.


#Postagem_05 [Deadline 06/07]: Link1 do vídeo explicando essa postagem e Link 2 com + explicações.
Criem um planejamento e orçamento para uma marca real ou fictícia, de ação que contenha "elementos de viralidade" dentro do ambiente digital (visualizamos esses elementos na postagem #VirouCase). Não pode: TV, rádio, jornal, revista, outdoor ou demais mídias offline. Também não pode impulsionar anúncios online! As estratégias devem ser 100% orgânicas. Durante o período dos dias 15 à 19 de agosto de 2020. Ou seja, são 05 dias de campanha.

A campanha não precisa ser materializado (não precisa criar os canais de comunicação - apenas os endereços / links fictícios - , nem criar peças da campanha), mas a ideia tem que ter viabilidade e aplicabilidade. Lembro que essa atividade é diferente da que fizemos anteriormente. Nesta atividade final, queremos extrair a criatividade das equipes em novas ações nas mídias digitais e um detalhamento de ações.

#O Que deve ser produzido?
- 01 - texto de 1800 caracteres (falando da marca, explicando a campanha e chamando para a ação);
- 10 - "social post" nas redes sociais que acharem conveniente (lembrando e vendendo a ideia);
- 01 - orçamento da ação.

Detalhes da atividade:
#Planejamento
a) O plano de ação deve contemplar elementos ilustrativos nos post, tais como: foto, áudio, ou vídeo (deve existir uma descrição desses elementos em todos os post). Para facilitar o entendimento do "cliente" e do professor.

b) As estratégias da campanha devem integrar no mínimo duas redes sociais digitais, a equipe tem liberdade de escolher elas: Twitter, Periscope, Facebook, Linkedin, Instagram / Stories, Swarm, Waze, Pinterest, YouTube, Blog, Tumblr, Snapchat, Tik Tok, WhatsApp / Status, Tinder, Happn, Trip Advisor, etc.

c) Em todos os canais que optarem para a campanha, devem ser usados:
- Acessibilidade Digital, com tag #PraCegoVer descrevendo exatamente as imagens (e não as sensações que elas devem passar) usadas nas postagens.
- hashtags que serão usadas em cada uma das redes sociais, já que algumas plataformas exigem mais tags e outras menos;
- links encurtados (o link não precisa ser real, apenas para ilustrar sua utilização);
- detalhem: o período da campanha, dia e horário de cada post, quantidade de postagens que serão feitas por dia nas diferentes redes sociais (durante os 05 dias da campanha).

d) O post dessa atividade (contabilizando todos os posts) deve ter no mínimo 2500 caracteres, relatando os detalhes de como será a ação em cada rede social, passos de criação e aplicação da campanha. Lembre-se de usar todas as dicas e técnicas aprendidas durante a disciplina, o tutorial de postagens vai ajudar!

e) Podem usar imagens ilustrativas ou vídeos semelhantes para ilustrar o post. Alguma imagem que lembre ou ajude visualizar as suas ideias (lembrem de nomear o arquivo de forma correta como visto na primeira postagem do blog). A tag que usaremos com marcador dessa postagem será "campanha".

Os cases escolhidos na postagem anterior forneceram bons exemplos sobre o que costuma cair nas graças do público.

#Orçamento
Após o plano de ação deve ser elaborado o orçamento para a campanha orgânica (não iremos impulsionar nada, nem usar influenciadores digitais). As equipes tem a liberdade de usar a formatação que achar conveniente. O orçamento não pode apenas conter o valor total da ação, é necessário o máximo de detalhamento dos trabalhos ofertados e dos valores que serão aplicados.

Para saber quanto cobrar, temos vários referenciais aqui no próprio blog que vão ajudar:
- Na barra lateral do blog acessem os links "#quanto vale o show?" e assistam os vídeos "#Quanto cobrar pelos freelas 1, 2 e 3?"

- Prestem atenção na “Tabela Referencial de Preços (página 10)” do Sindicato das Agências de Publicidade do Estado de Santa CatarinaSINAPRO, lembro que não cobramos valores superiores a tabela, sempre deve ficar claro num orçamento a porcentagem de desconto que está sendo dada com relação a tabela.

- Prestem atenção na Tabela de Freela do Sindicato de Jornalistas de SC, os valores que cobraremos serve também como um norteador das atividades. Nosso trabalho é diferenciado, porque não é algo mecânico, ele adiciona a criatividade publicitária, e isso tem que ser valorizado e precificado.

- A calculadora do Reportei, também pode ser usada para apontar uma direção nos valores a serem cobrados.

Os materiais de apoio não vão determinar um valor exato para cada ação, mas darão o norteamento de valores (mínimos e máximos) que são cobrados no mercado. O objetivo é que cada equipe consiga entender quanto vale uma hora de trabalho executado dentro dos ambientes digitais.

Sugestão de itens (que nem sempre ficam claros) a considerar no orçamento (as equipes tem autonomia para adicionar itens que acharem conveniente):
Aluguel de coworking / equipamento / Internet / infraestrutura / software / ferramenta digital / serviço digital;
Quantidade de profissionais;
Vale Transporte / deslocamento;
Vale refeição;
Imposto MEI;
Emissão de nota fiscal: Reportagem explicando sobre como funciona o Código Tributário para se adequar à legislação federal. Veja na Lei Complementar nº. 1.147, a porcentagem que deve ser cobrada.

Planejamento / redação / arte / conteúdo / vídeo / roteiro;
Valor por postagem (mesmo sendo utilizada em mais de uma rede social);
Mão de obra;
Salário por profissional;
Margem de lucro;

Alguns exemplos de postagens que ficaram boas, mas que devem ser melhoradas. Cada uma delas tem no "orçamento" um ponto que deve ser levando em consideração na elaboração do mesmo:
#Exemplo1  |  #Exemplo2  |  #Exemplo3  | #Exemplo4

Façam com calma, essa postagem será fundamental para quando chegarem no Projeto Experimental, ela foi sugerida pelas Professoras Dra. Fabrícia Zucco e Dra. Cynthia Quadros para ajudar os alunos. Gerenciem o tempo da melhor forma. 

OBS: Essa é nossa última atividade dentro do #oGaloDigital. lembrem de arrumar tudo o que estiver pendente no feedback e caprichem nesse post! Foram quatro postagens "treinando", e agora, com a bagagem de conhecimento que obtiveram no decorrer das postagens anteriores devem executar essa atividade com total atenção. Lembrem de revisar o post com calma.