26 de mai. de 2015

O lado carioca do samba

Por Kyane Nascimento e Thaís Regina



Uma boa viagem para se fazer nas férias, sem dúvida, é o Rio de Janeiro. Todo seu encanto, calor e simpatia carioca atraem muitos turistas e mochileiros de todas as partes do mundo. E a melhor parte de viajar para um lugar não tão longe de casa, é a facilidade em conhecer pessoas diferentes, e de quebra ter um guia pra te mostrar todos os cantinhos da cidade. Com essa vantagem, nossa viagem começou, e o pontapé inicial foi em um dos principais (porém, excêntricos) pontos turísticos da cidade, extremamente conhecido pelos aventureiros e curiosos, as favelas do Rio!



Como estávamos em época de carnaval, os ensaios das escolas de samba nos atraíram até lá. Sabe toda aquela magia e encanto da TV? Ela existe, e é bem mais humana do que você poderia se quer imaginar, podíamos sentir de longe a energia do povo sambando, desde crianças, até as pessoas mais idosas, que inclusive comandavam pequenos grupos em meio ao desfile. No meio daquele calor todo, ouvimos uma confusão e gritos, logo os gritos ficaram mais altos e só o que ouvíamos era: “corre!”. Foi o que fizemos, meio perdidos e sem saber para onde irmos, acabamos correndo junto com a multidão, e nos escondendo atrás de alguns carros que estavam estacionados ali perto. Foram momentos de desespero e medo, até que o nosso guia apareceu com o resto do pessoal e nos levou sorrateiramente para um ponto distante da confusão.

Depois de acalmarmos os nervos chegamos em uma casa quase no topo do morro. Foi aí que entendemos o que estava acontecendo, a favela tinha sido dominada por traficantes locais para uma espécie de “checagem”, onde eles iriam checar todos os cantos do lugar e garantir que não houvessem concorrentes por ali. Foram três dias de muita tensão sem se quer podermos sair de casa, por sorte tínhamos recursos suficientes para esse período.

No terceiro dia, veio a notícia de que estávamos liberados. Foi uma grande experiência para uma primeira visita ao Rio. Claro que depois de tudo isso, tínhamos que aproveitar o restinho da viagem, que se encerrou com um lindo pôr do sol no Leblon, seguido de uma bela caipirinha em Copacabana, ao som do tradicional samba carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário