Por Aline Antunes e Bianca Heusser
Sabe aquelas “musiquinhas” que não saem da nossa cabeça? Aqueles diálogos que escutamos na rádio e logo nos situamos com espaço e tempo com oque esta sendo escutado? Então... os tais jingles ou spots aparecem todos os dias para invadir a nossa mente.
A experiência de criar um deles é totalmente mágica, gravar então, nem se compara! Nas aulas de rádio que temos no 4° semestre no curso de publicidade e propaganda da Furb, podemos acompanhar passo a passo como que é realizado esse formato de propaganda veiculada nas rádios.
Digamos que você está no carro, liga seu rádio e “nem presta” atenção no que está sendo falado, é aí que você se engana, fica tudo gravado no seu subconsciente, você queira ou não, e então entra o nosso papel de bom publicitário de atrair sua atenção para algo que não estamos habituados a focar.
O processo de criação para este tipo de propaganda é mais trabalhoso, temos que pensar que o consumidor não está vendo oque está sendo vendido, e precisamos deixar claro o que está sendo oferecido apenas pela sua audição, fazendo assim, com que sua mente receba a mensagem e codifique de forma exata o que estamos promovendo.
Os elementos que integram este formato de publicidade são: palavras, fundo musical, efeito sonoro e silêncio, e cada um deles tem a sua importância para o resultado final. As palavras são o texto dirigido, o fundo musical dá o clima, os efeitos sonoros nos situam com espaço e tempo, o silêncio cria expectativa, e se você parar para escutar com atenção no spot que publicamos nesta postagem , vai perceber que os únicos elemento não utilizados foram o silêncio e efeitos sonoros.
Os spots aqui no brasil tem em média 30” (30 segundos), e acredite, para os iniciantes nesta aventura, criar um texto de 30” parece uma eternidade (kkk), mas logo você pega a prática e atinge seus objetivos de forma mais precisa, eliminando aquilo que não pode ser colocado nestes áudios .
Confira aí o resultado do spot , escrito e gravado pela aluna Aline Antunes Pinto, com o objetivo de divulgar um dos cursos oferecidos pela Furb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário