O curta metragem é um gênero cinematográfico, criado pelos irmãos Lumière em 1895. Sua primeira filmagem exibida publicamente retratava um trem chegando à estação de Paris. Dando continuidade a este gênero histórico, o colégio Energia desenvolve anualmente um projeto com seus alunos do 2º ano do ensino médio, chamado Curtas Energia. Esse projeto é desenvolvido durante as disciplinas de Literatura e Artes.
Na aula de Literatura, ministrada pelo professor Luiz Deschamps, os alunos aprendem as técnicas para escrever roteiros cinematográficos. Com base nesse roteiro, cada grupo de alunos desenvolve um pequeno curta de tema livre.
Durante a aula de Artes da professora Lieza Neves, foram abordadas técnicas de filmagem. Outras disciplinas também influenciam no projeto, pois os alunos devem criar legendas para o curta em Inglês e Espanhol.
Os curtas são avaliados pelos professores e coordenadores do colégio Energia. Os prêmios incluem diversas categorias, como melhor trailer, melhor ator/atriz e melhor filme. A premiação do projeto curtas 2011 ocorreu no Teatro Carlos Gomes em Blumenau, contando com a presença dos pais, alunos e demais convidados.
Acima você confere o link para o canal do youtube que contém um dos curtas produzidos pela turma de 2011 chamado Abril Negro. A história do filme faz uma crítica social para os problemas do bullying, retratando as consequências destas humilhações na vida da vítima.
O roteiro foi baseado no modelo de Campbell, o qual lançou o livro chamado "O herói de mil faces". Nele é abordada a existência de um herói, onde a narrativa gira em torno de sua rotina e suas peripécias. No curta metragem Abril Negro, é possível perceber onde o modelo de Campbell esta conceituado.
Inicialmente o protagonista é apresentado por meio do seu cotidiano, onde ele possui um desejo que leva a um chamado à aventura. Sua rotina é quebrada por algo incomum, o que faz com que o herói reflita sobre a sua atual situação, buscando um encontro com seu mentor, alguém que o auxilie a tomar uma decisão. Neste momento o personagem principal forma alianças para atravessar os conflitos gerados pelo ápice narrativo. Suportando a provação máxima, o herói conquista a sua recompensa. Por fim, o protagonista volta ao seu mundo, transformado, não mais o mesmo que era no início de sua jornada.
O projeto Curtas Energia leva os alunos a aprenderem mais sobre o mundo cinematográfico e suas vertentes, através da teoria aliada à prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário