20 de out. de 2015

Décima semana da comunicação

Por Daniel Henrique e Luana Tambani

A décima Semana da Comunicação aconteceu no Teatro Carlos Gomes em Blumenau, SC entre os dias 18 e 21 de outubro de 2004. Tendo como sua temática principal os bastidores da propaganda. Houve uma série de palestras sobre o que acontece por trás do mundo da propaganda, como ela é pensada, como ela é feita e de que modo e por qual meio e veiculo ela vai chegar até você. Afinal, propaganda não é só comercial de TV, a propaganda está em todo lugar, a todo instante, sendo assim é importante ampliar sua visão quanto a esses aspectos.



Muitas marcas diariamente “vendem” felicidade em seus anúncios publicitários, como a Coca-Cola diz “Abra a felicidade” e em campanhas eleitorais todos os candidatos promovem suas propostas perfeitas, todas vendendo a mesma coisa: “Vote em mim e tudo será melhor” e isso é exatamente o que um eleitor quer ouvir, não é? E voltando ao primeiro exemplo: a Coca-Cola, quando você toma um refrigerante -mesmo sabendo que isso não faz nada bem para sua saúde- uma mensagem alegre, que remete a felicidade é exatamente o que você queria ouvir e por um momento esquecer de todo o mal que aquele produto te faz e viver o momento alegre que supostamente aquilo te proporciona, mas como eles sabiam disso? Pois é, a propaganda se divide em vários fatores, cada um chega a um resultado, e então todos eles são reunidos e formam a propaganda que você vê na TV, em outdoor’s e ouve em rádios, e claro, exatamente com aquele slogan que te motiva a fazer tal coisa, e mesmo que você não precise, acaba fazendo.

E para explicar um pouco mais de toda essa programática, a Semana da Comunicação levou palestrantes de todas as áreas da propaganda, de dentro e de fora de Blumenau, cada um explicando como funciona tal coisa e desvendando os mistérios da propaganda, e por ultimo como eles trabalham para que todos esses dados se reunam e formem algo maior, a propaganda que funciona e atinge o publico desejado.

A Rede Atlântida FM que é um canhão de comunicação, forneceu apoio para que a décima edição da Semana da comunicação viesse a acontecer. Mais informações poderiam ser obtidas pelo site www.furb.br/semana, que já não está no ar atualmente, ou pelo telefone 321 0491, que ainda não tinha o digito 5 no meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário