14 de out. de 2015

Revista Job! 18

Por Bruno Jankauskas , Rodrigo G. Belz e Wellington Figueredo.

9 de Julho de 2011 
Impressão: Gráfica Tipotil
Tiragem: 1500 Exemplares.
Páginas: 40

Redação: Giseli Daiane Corrêa, Joaquim Cardeal Junior, Karina Borguesan, Rubianara Curbani, Tamara de Oliveira, Thalita Bruck, Valquiria Roseli Dias.

Criação: Gabriell Giacomini Pivesso, José Augusto Baron, Manoella Antonieta Ramos da Silva, Victor Hugo Ristow.

Planejamento: Gabriela Pruner, Humberto Leopoldo Pacheco Cardoso Filho, Mayara Silva Dallabona, Michele Hodecker.

Comercial: Ana Rita Vale Tomazoni, Bianca Skoula Bona, Tainá Claudino dos Santos.

Capa: Victor Hugo Ristow
Revisão: Carlos Silva
Coordenação: Melissa Haag Rodrigues
Capa: Couche 300g, hot Stamp, fosco, 210x280mm, miolo couche 120g
Patrocinadores:
Mannes
FURB
Calco
Sly Wear
ICBA
ProWay
Magna Comunicação Integrada
LEO Cama mesa e Banho.
Actua Comunicação.
Móveis Brasília
Flexsul
Tipotil

Completando 20 anos de Publicidade e Propaganda na FURB, a Job traz sua décima oitava edição. Uma edição comemorativa trazendo ao leitor um apanhado de informações do mercado publicitário da época, recomendações de livros, curtas e filmes que todo publicitário deve consumir com gosto e um histórico geral do curso no estado. O essencial pacote que só a JOB, revista coordenada pelo primeiro curso de Publicidade e Propaganda de Santa Catarina, poderia trazer.

Em ‘Fichas Técnicas’ de junho de 2011, redigida por Tamara de Oliveira e organizada por Manoella Antonieta, as campanhas selecionadas foram: Game de lançamento do filme RIO, produzido pela agencia MORPHY; Anúncio para delivery bandeira do Sushi Yuzu, produzida pela SEVEN Comunicação; Catálogo de Verão da Middya Urbanwear, produzido pela Magna Comunicação; Material de lançamento de produtos da Depyl Action, produzida pela GGeDesign Estúdio Gráfico; Grafite na fachada do Madrugadão Lanches, produzido pela Brava Propaganda; Anúncio de revista para Schwanke Baby & Kids, produzido pela Modus.Org.

Em “Eu Recomendo” de Junho de 2011, redigida por Tamara de Oliveira e organizada por Gabriel G. Pivesso, foram postos em destaques:

Livros: O Novo Manual de Fotografia, por John Hedgecoe; O Marketing na era zero, por Walter Longo e Zé Luís de Tavares; Rota 66, por Caco Barcellos; A fórmula de Deus, por José Rodrigues dos Santos

Seriados: Saving Grace
Filme: O Caminho de Santiago de Comspotela
Revista: Tupigrafia
Clipe: Agora!, por Acústicos e Valvulados.
Recomendados por: Djalma Patrício - Professor de PP da FURB; Alysson Correia - Diretor de Criação da Brava Propaganda; Camila Belli Kraus - Acadêmica de PP da FURB; Peter Michael Litzenberger - Acadêmico de PP Furb.

Novidades na Rede - de Junho de 2011, redigido por Tamara de Oliveira e organizado por Manoella Antonieta, os sites vencedores do Webby Awards foram: Pandora; Sound Cloud; Dipity; Funny Or Die; Dropbox; What I Made; Doritos Late Night

Curtas - redigido por Valquíria Roseli Dias e organizado por José Augusto Baron, foram ressaltados: Prêmio da ABAP MG de sustentabilidade torna-se de nível mundial; Projeto SINAPRO capacita: reinvente-se e faça a diferença, mencionando cursos de desenvolvimento profissional no mercado publicitário realizados em parceria com a Clear Educação; Congratulações a Seven, pela premiação no 9º Prêmio da ANJ, devido ao conjunto de campanhas desenvolvidas para o Hospital Veterinário de Santa Catarina,  e a concessionária Peugeot Strasbourg por ter ganho o melhor marketing do Brasil, um resultado da agência Brava; Ressalta também a comemoração pelos 20 anos de PP da FURB e seus eventos diante da data e o vídeo de comemoração feito por professores pelos 20 anos de FURB.

A Publicidade e as universidades Catarinenses - redigido por Karina Borguesan e organizado por Yuri. D Ludwig, ressaltam as universidades com curso de Publicidade e Propaganda de Santa Catarina. Elas são: FURB - Universidade Regional de Blumenau; Univali - Universidade do Vale do Itajaí; Uniasselvi - Associação Educacional Leonardo da Vinci; IELUSC - Instituto Educacional Luterano de Santa Catarina; IBES - Instituto Blumenauense de Ensino Superior; UNISUL - Universidade de Sul de Santa Catarina; Estácio de Sá; UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Facvest - Faculdades Integradas; Unochapecó - Universidade Comunitária de Região de Chapecó

P&P 2.0 - redigido por Karina Borguesan, Humberto L Pacheco Cardoso Filho, Valquíria R. Dias, e ilustrado e organizado por Victor Hugo Ristow, a matéria descreve o histórico da publicidade em Santa Catarina, e do curso sediado há 20 anos atrás na FURB. Conta desde as primeiras turmas até o surgimento dos laboratórios como a Plug In, Calco, House, o projeto Rinha, etc.

Intercambio - redigido por Gisele Daiane Correa, e organizado por Manoella Antonieta, a matéria relata os benefícios de uma experiência no exterior, as graduações existentes e relatos de entrevistados que já tiveram a oportunidade de fazer um intercambio e garantir sua graduação lá fora.

Tipos de Pós-graduação - A graduação é apenas o primeiro passo. Depois de formados são inúmeras as opções que nos permitem ampliar nossos conhecimentos, seja no meio acadêmico ou profissional. MBA: Significa Master in Business Administration, é uma especialização voltada para áreas de gestão e de negócios. Mestrado:  busca desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos no âmbito da graduação. Doutorado: Visa a formação de pesquisadores do meio acadêmico, interessados em aprofundar o conhecimento em determinado campo do saber.

Qual tamanho do bolo publicitário em Santa Catarina? Valor da veiculação publicitária em SC em 2009, 900 milhões. Origem da contratação da veiculação publicitária. As agências respondem pela maior parte das negociações de veiculação. Destaque para as redes de TV aberta. Origem dos anunciantes. Os anunciantes locais respondem aproximadamente pela mesma proporção que os anunciantes nacionais, no total do bolo catarinense. Produção do material de veiculação
Predomina o material entregue pelos anunciantes já produzido. Setor Público x iniciativa privada:
Anunciantes da iniciativa privada respondem pela maior parte dos valores investidos. Nível de emprego nos veículos: Os veículos de comunicação contribuem com mais de 7 mil impregos diretos em SC. Crescimentos da veiculação publicitária: O montante da veiculação no Estado em 2009 foi de 906 milhões.

Como o publicitário é retratado no cinema - Na maioria das vezes que encontramos um publicitário sendo retratado em algum filme, sua postura e personalidade geralmente não é a mais correta ou condizente com a realidade. Você já percebeu isso. Se a vida de um profissional de publicidade fosse realmente como são interpretados nos filmes eles teriam os melhores carros, as mulheres mais bonitas, muito dinheiro, além de passarem 24 horas do seu dia pensando em trabalho, isso sem contar no seu caráter duvidoso.

Pronto para o mercado! - Você passa pelo ensino fundamental e médio e chega na tão sonhada graduação. Depois de muito pensar, escolhe a área com a qual possui maior afinidade: a publicidade, por exemplo. E aí você ingressa na universidade esperando sair de lá com a capacidade de dominar o mundo. Depois descobre que o mercado de trabalho é muito mais exigente do que você pensava e sua preparação vai ter que ser muito mais intensa.

Publicidade há 20 anos - No começo dos anos 90 os princípios fundamentais da comunicação de marketing nunca aviam mudado totalmente. É claro várias coisas mudaram hoje, mas não na publicidade em si ou no negócio publicitário, considerasse que o consumidor teve maior influência, a mudança de comportamento dos consumidores fez com que a publicidade acompanhasse isso juntamente com o avanço tecnológico e as novas mídias. Por volta dos anos 90 começaram a ser substituídas as pranchetas de desenho por mesas de PCs e logo mais pelos Macs. Enquanto no planejamento, atendimento, coordenação e na criação os equipamentos operacionais e as práticas se ajustavam. Já na mídia e na produção gráfica e eletrônica ocorria com o decorrer dos processos fragmentações, segmentações e inovações que tornavam algumas ações mais complexas, hoje a linguagem precisa ser mais simples objetiva e direta. Hoje, há um aprofundamento maior sobre o branding não podemos esquecer, até porque a competição entre os produtos é cada vez mais intensa e vende-se mais pela emoção do que pela razão.

Túnel de Tempo - De fato, ao longo dos últimos 20 anos poucas áreas profissionais sentiram tanto impacto com mudanças tecnológicas como a comunicação que por um lado incentiva uma continua e permanente reinvenção, com esses exemplos podemos imaginar os desafios que o futuro nos prepara. O novo marco teórico exige que estejamos habilitados e motivados para acompanhar os desenvolvimentos científicos, a fim de identificar as demandas da sociedade e as necessidades do mercado oferecendo soluções que independentemente de tecnologia felicitem a comunicação das pessoas com o seu mundo.

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