13 de jun. de 2016

#Checklist das atividades 2016/1

Relação das postagens para serem desenvolvidas
Esse "post guia" tem a finalidade de organizar as produções desenvolvidas pelos acadêmicos no semestre. Ela não pode ser editada pelos alunos, apenas pelo professor.

Os detalhes (normativas e padronizações) sobre as postagens devem ser conferidas nesse Tutorial. Leia ele antes de fazer qualquer postagem e acesse em caso de dúvidas quanto as normativas do texto. As atividades no Blog devem ser realizadas em duplas, de livre escolha dos alunos. Caso algum aluno fique sem par, deverá trabalhar sozinho.



#Postagem_01: "Projeto Timeline", iniciaremos os trabalhos no blog com essa atividade, que visa "digitalizar" a memória de elementos importantes para o curso de Publicidade & Propaganda da FURB ao longo dos seus 25 anos de existência. O professor vai distribuir para as duplas a arte de um evento realizada no curso (retirem os arquivos com o professor, levem um pendrive para transferir), a postagem deve ser desenvolvido sobre a imagem, buscando o máximo de informações que conseguirem.

Elaborar um texto com no mínimo 1800 caracteres. Para essa postagens usaremos tag/marcador "ProjetoTimeline".

#Postagem_02A dupla deverá utilizar uma peça de áudio desenvolvida pelo curso. O professor irá fornecer os arquivos para os alunos. Com isso deverá ser elaborado um texto com 1.800 caracteres. Não esqueça de utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos. Para essa postagens usaremos as tags: programete, jingle ou spot (de acordo com as características do arquivo).

Atenção:
1) O arquivo de áudio deve ser upado no Soundcloud, cada dupla de alunos deve criar sua própria conta na plataforma. Não usem o login do Galo Digital!

2) Dentro do Soundclound cada dupla deve completar os seguintes campos: descrição do arquivo (com uma parte do texto da postagem); tags pertinentes ao tema; habilitar o download do arquivo; usar uma imagem para ilustrar. Por último coloquem esse texto:

"Esse áudio tem única e exclusivamente a finalidade acadêmica, sem nenhum interesse comercial, político ou social. Eles foram desenvolvidos em caráter experimental, para testar diferentes técnicas de elaboração e execução. As vozes que compõem a produção, em sua maioria, são de alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FURB que no decorrer da graduação liberavam sua criatividade na frente dos microfones do Laboratório de Rádio".

3) Tragam fones para a aula, as máquinas não tem caixinhas de som e vocês precisaram do áudio para desenvolver o texto.
PS: Se o aluno já tiver conta no Hulkeshare pode utilizar essa plataforma para postar no blog.

#Postagem_03: Nesse post utilizando algum vídeo do seu canal pessoal do YouTube (caso nenhum dos alunos da dupla tenha, devem criar um canal). Não importa o teor do vídeo, nosso objetivo é explorar os recursos avançados do seu canal. Não esqueça de ir ajustando a postagem anterior conforme orientação do professor descritas logo abaixo.

Detalhes da atividade:
- Elaborar um texto com no mínimo 1800 caracteres; falando sobre o vídeo em si ou algum assunto relacionado a ele. Para essa postagens usaremos tag "Vídeo" no blog e nada mais além dela.
- Preencher todos os campos do vídeo dentro do YouTube: nome coerente do vídeo, descrição, tags, geolocalização e etc.
- Colocar no vídeo um box com link convidando para se inscrever no canal ou linkar outro vídeo;
Atenção: Tragam FONES para a aula, as máquinas não tem caixinhas de som e vocês precisaram do áudio para desenvolver o texto.

#Postagem_04: "VirouCase" - utilize algum case em mídia digital que tenha obtido sucesso e relevância na sua propagação dentro das redes sociais virtuais. O case precisa ter interatividade e ter chamado a audiência (pessoas engajadas) para uma ação no meio digital. Cuidado: não é um meme; não é um vídeo que bombou de acesso; não é um flash mob; não é uma postagem curtida e comentada! É uma ação arquitetada com a participação ativa de fãs no ambiente digital. Os fans (audiência) devem ter participado da campanha de maneira ativa: respondendo perguntas, mandando fotos, fazendo paródias e etc

Elaborar um texto com 1800 caracteres (com espaço) contextualizando a escolha e fornecendo todos os detalhes da campanha; utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos.

Atenção:
- O case tem que ser no meio digital! Logo, campanhas anteriores a era de alta conectividade (leia-se antes dos anos 2000) não nos interessa.

- Não pode ser utilizado nenhum dos 121 cases já usados no blog, aqui você confere a "black list" (note que é preciso ir até as postagens mais antigas para visualizar a listagem completa). Use e abuse da "caixa de pesquisa" do blog (canto superior direito da barra lateral) para conferir se o seu case não esta sendo repetido.

- Para essa postagem usar a tag: VirouCase. Articulem com os colegas de classe para não repetirem o mesmo case. Assim que definirem o case que será trabalhado, coloquem no quadro para compartilhar com os colegas presentes em sala.

OBS: Não esqueça de ler o feedback das suas postagens anteriores na relação das duplas abaixo e façam as alterações conforme orientados. Cada semana que as melhorias não são executadas a atividade perde um ponto!

#Postagem_05: Criem um planejamento para uma marca real ou fictícia, de uma nova ação que contenha "elementos de viralidade" dentro do ambiente digital. A campanha não precisa ser materializado (não precisa criar os canais de comunicação - apenas os endereços fictícios - , nem criar peças da campanha), mas a ideia tem que ter viabilidade e aplicabilidade. Lembro que essa atividade é diferente das que fizemos anteriormente, eu quero aqui extrair a criatividade das duplas em novas ações nas mídias digitais.

Detalhes da atividade
a) O plano de ação deve contemplar no mínimo dois elementos ilustrativos midiáticos no post, tais como: foto, áudio, game, aplicativo, vídeo, geolocalização e etc.

b) As estratégias da campanha devem integrar no mínimo duas redes sociais digitais, a equipe tem liberdade de escolher elas: Twitter, Periscope, Facebook, Linkedin, Instagram, Swarm, Waze, Pinterest, YouTube, Vine, Blog, Tumblr, Snapchat, WhatsApp, Tinder, Google Plus e etc

c) Em todos os canais devem ser usados: links encurtados (o link não precisa ser real, apenas para ilustrar sua utilização), tags e uma proposta (exemplo) de texto do que vão publicar em cada uma das redes sociais.

d) O post deve ter no mínimo 2500 caracteres, relatando os detalhes de como será a ação em cada rede social, passos de criação e aplicação da campanha. Lembre-se de usar todas as dicas e técnicas aprendidas durante a disciplina, o tutorial de postagens vai ajudar!

e) Podem usar imagens ilustrativas ou vídeos semelhantes para ilustrar o post. Alguma imagem que lembre ou ajude visualizar as suas ideias (lembrem de nomear o arquivo de forma correta como visto na primeira postagem do blog). A tag que usaremos com marcador dessa postagem será "campanha".

Os cases escolhidos na postagem anterior forneceram bons exemplos sobre o que costuma cair nas graças do público.

Vejam todos esses cinco exemplos da turma anterior antes de realizarem a postagem! Eles irão ajudar a desenvolver essa atividade: Exemplo_1; Exemplo_2, Exemplo_3, Exemplo_4 e Exemplo_5.

OBS: Essa é nossa última atividade dentro do Galo Digital. lembrem de arrumem tudo o que estiver pendente no feedback abaixo e caprichem nesse post! Foram quatro postagens "treinando", e agora, com a bagagem de conhecimento que obtiveram no decorrer das postagens anteriores devem executar essa atividade com total atenção. Lembrem de revisar o post com calma.

Relação das equipes + Feedback das atividades

Camila Homem Colares e Paloma Adriane Cunradi
1) Os 21 Anos do Talento Universitário FURB - OK
2) Os 15 Anos de Publicidade e Propaganda FURB - OK
3) Vídeo sobre Publicidade Enganosa e Abusiva - OK
4) Capitão América - Guerra Civil: Qual o seu time? - OK
5) Outback #ClienteVIP - OK

Carolina Pacheco de Castro e Juliane Francieli Furtado
1) Panorama: O Mercado Publicitário do Vale do Itajaí - OK
2) GameRinha - Gincana Temática 2011 - OK
3) Curta em 30 - O amor está nos pés - OK
4) O Fenômeno "Tá tranquilo, tá favorável" - OK
5) Ops!Gamei - Promoção #OpsDanceinoFestival - OK

Heloísa Helena Tobias Freygang e Nicole Teixeira
1) Relembrando a Cine Rinha 2007. Uma parte da historia do curso de Publicidade e Propaganda da FURB. - OK
2) 12ª Secom, uma das edições do maior festival de comunicação do sul do país - OK
3) Apresentação final da equipe Máfia, II Gincana do Estudante ETEVI - OK
4) Carreta Furacão, o fenômeno de 2016 - OK
5) Papou Docinhos - Brigadeiros Gourmet - OK

Henrique Geraldo Pinheiro Monteverde e Marina Aparecida Teles Vieira
1) O que você é capaz de fazer em 12 horas? IV Deadline - OK
2) 13° Semana da Comunicação - Publicidade e Propaganda FURB - OK
3) Mainstream Party Joinville -  Por que o post não tem nenhuma palavra em negrito? Caso tenham dúvida em como e por que usar, lembrem de ler o Tutorial de Postagem, item 1.6
4) Aruan Felix e a Placa do YouTube - Terminem a postagem
5) ?????????????????????

Letícia Aline Dorée e William Tribess
1) 10ª Rinha da FURB: Histórias Infantis - OK
2) Rinha Parte 13 FURB 2015 - Spot 30" FURB FM - OK
3) Cosplay Beyoncé - 7/11 - OK
4) Game of Thrones 6ª Temporada - Os Ventos do Inverno - OK
5) Campanha DC Brasil Dia Dos Pais - OK

Pablo Gorges e Pedro Henrique Mendes Brasil
1) Estímulo com Talento Universitário FURB - OK
2) 10ª Edição da Semana da Comunicação - Publicidade e Propaganda - OK
3) Warface - Jogo Grátis - OK
4) Battlefield 1 vs Call Of Duty Infinite Warfare - OK
5) Flying to Copa América - OK

Paloma Luiza Henschel e Vitor Daeuble Girardi
1) Muito mais que um jogo, uma competição de aprendizado - OK
2) A reinvenção da Comunicação - 15º SECOM - OK
3) SPOOF - Brincando com as ferramentas audiovisuais - OK
4) Accorhotels - Hospitalidade na Web - OK
5) TAM: I believe I can fly, I believe I can touch the sky - OK

Sabrina Brambati Ambrosio
1) 18ª Talento Universitário da FURB - OK
2) Spot 30'' da Rinha parte 13 - FURB FM - OK
3) Cachorros adoram viajar - OK
4) Charlie mordeu meu dedo! - OK
5) Fazendo o bem com Cold - OK

Nenhum comentário:

Postar um comentário