19 de abr. de 2016

Panorama: O Mercado Publicitário do Vale do Itajaí

Por Carolina Pacheco e Juliane Furtado

O Panorama, é um projeto que estuda o mercado publicitário do Vale do Itajaí, realizado pelos alunos do 5 semestre do curso de Publicidade e Propaganda da FURB, sob coordenação da professora Cristina Schmitt Miranda.

Este projeto objetiva criar uma contínua base de dados sobre o mercado publicitário, afim de expor perspectivas tanto para o mercado quanto para o meio acadêmico. Essa primeira edição, considerada piloto do projeto, contou com a participação de 37 empresas blumenauenses, entre elas: veículos de comunicação, empresas de serviços, anunciantes e agências de propaganda.

Foi realizada uma pesquisa de âmbito quantitativo, na cidade de Blumenau – SC, para avaliar o desempenho do mercado, visando identificar a atitude do morador blumenauense em relação à Publicidade e Propaganda.



O relatório da pesquisa você encontra para visualização e download neste link.

O Evento

A apresentação dos resultados deste projeto ocorreu na quarta-feira, do dia 12 de novembro de 2014, no auditório do Bloco T do campus I da FURB. Foi aberta a comunidade e contou com a presença dos acadêmicos, professores e representantes de instituições de comunicação e publicidade como do Sindicato de Agencias de Propaganda de Santa Catarina - Sinaprosc, da Associação de Emissoras de Rádio e Televisão - Acaert e a Secretária de Estado de Comunicação - Secom.

O vídeo abaixo, apresenta o evento com a cobertura e os comentários dos principais convidados:


Sendo eles: Romeu Reichert da Free Multiagencia, Elvys Sewald da Lince Produtora, Adriano Haake da Altenburg Têxtil, Fábio L. Schmitz da Seven Comunicação Total, Silvério Nicoletto da Plotter World Comunicação Visual e Meiriellen Heiden, Secretária de Estado de Comunicação.

Os Resultados

Segundo a professora Cristina Miranda, os resultados mostraram dois aspetos em especial na relação do público com a propaganda:

“O consumidor blumenauense reconhece o papel informativo que a publicidade tem para decisão de compra e outros quesitos, mas também reparamos que este mesmo consumidor também vê a propaganda como um fator de movimentação e de influência na economia da cidade” 

Outro ponto identificado foi que o consumidor blumenauense trata com rigor a avaliação do conteúdo da propaganda. Cristina afirma:

“Este dado mostra que o consumidor tem atualmente uma posição mais crítica diante da mensagem transmitida, detalhando itens como a corrupção de valores, falsidade e a falta de sentido. Ou seja, hoje em dia, o consumidor blumenauense não é tão facilmente enganado pelos anúncios” 

A coleta de dados do projeto foi feita pelos acadêmicos membros da Agência Experimental Repúblika – Criatividade Aplicada, da FURB, entre os dias 15 de julho e 1 de agosto de 2014, em todos os bairros de Blumenau. Foram respondidos 400 questionários e a margem de erro é de 5%, para mais ou para menos.

O relatório final você também encontra abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário