3 de mai. de 2016

Vídeo sobre Publicidade Enganosa e Abusiva

Por Camila Colares e Palôma Cunradi

Os alunos de Publicidade e Propaganda da FURB tem como disciplina no 3º Semestre “Legislacão Publiciária I”, que é lecionada pela professora Elsa Cristine Bevian onde aprendem as leis que envolve a publicidade e a propaganda no Brasil.



A turma do 3º Semestre de 2016 teve como trabalho elaborar algo que transmitisse ao máximo o conteúdo de forma clara e objetiva o código de defesa do consumidor, o trabalho foi realizado em grupo e cada grupo ficou responsável por artigos específicos. A professora não limitou as ferramentas e os alunos esbanjaram criatividade na hora de realizar o trabalho.

A dupla Palôma e Camila foram alguns desses alunos criativos. O vídeo que elas produziram começou com uma cena da série americana “How To Get Away With Murder”, que tem como tema os direitos da constituição americana, tendo como professora Annalise Keating que leciona para os calouros de Direito, onde os que se destacam participam de casos reais junto a ela.

O vídeo é dividido em três partes, a primeira parte foi legendado a fim de explicar de forma fácil a quem assistir o que é propaganda enganosa e abusiva, usando uma linguagem mais cômica e comum.

A segunda parte do vídeo é reproduzida em forma de sátira uma propaganda enganosa, as alunas escolheram um comercial muito conhecido entre seus colegas de classe que é o comercial da Top Therm, que foi redublado de forma a representar uma propaganda enganosa.

Na terceira e última parte do vídeo, houve a simulação de uma consumidora que fora enganada pela propaganda, ela conta sua experiência com o produto e relata que nada deu certo como a propaganda havia prometido.

O resultado final foi um vídeo que de forma fácil e explicativa tratou sobre propaganda enganosa e abusiva, que com exemplos pôde facilitar o entendimento do conteúdo, pois na maioria dos casos, tudo que se trata sobre leis tem uma linguagem mais complexa e nem sempre é acessível e entendida pelas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário