29 de nov. de 2016

#Checklist das atividades 2016/2

Relação das postagens para serem desenvolvidas
Esse "post guia" tem a finalidade de organizar as produções desenvolvidas pelos acadêmicos no semestre. Ela não pode ser editada pelos alunos, apenas pelo professor.



Os detalhes (normativas e padronizações) sobre as postagens devem ser conferidas nesse Tutorial. Leia ele antes de fazer qualquer postagem e acesse em caso de dúvidas quanto as normativas do texto. As atividades no Blog devem ser realizadas em trios, de livre escolha dos alunos. Duplas dinâmicas e lobos solitários não serão aceitos!

Lembro que a aula não é em EAD! É necessário que os integrantes da equipe trabalhem em sala. Caso um dos membros esteja ausente no dia da entrega da atividade, resultará em falta no diário e a perda de um ponto no exercício, do aluno faltante, como penalidade.

As equipes que não terminarem essa atividade em sala devem publicar o post mesmo assim, no final do texto coloquem um parágrafo dizendo: "continuamos o post na próxima aula". Assim saberei em que "pé" esta o ritmo de produtividade.

#Postagem_01 [Deadline 04/10]: "Fotografia", iniciaremos os trabalhos no blog com essa atividade, que visa "digitalizar" a passagem dos alunos na disciplina de fotografia do curso. A memória é um elemento importante para o curso de Publicidade & Propaganda da FURB ao longo dos seus 25 anos de existência. As equipes devem escolhe uma imagem que represente essa disciplina, a postagem deve ser desenvolvido sobre a imagem, buscando o máximo de informações que conseguirem.

Elaborar um texto com no mínimo 1800 caracteres. Para essa postagens usaremos tag/marcador "fotografia".

#Postagem_02 [Deadline 11/10]: As equipes deverão utilizar uma peça de áudio desenvolvida pelo curso. O professor irá fornecer os arquivos para os alunos. Com isso deverá ser elaborado um texto com 1.800 caracteres. Não esqueça de utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos. Para essa postagens usaremos as tags: programete, jingle ou spot (de acordo com as características do arquivo).

Atenção:
1) O arquivo de áudio deve ser upado no Soundcloud, cada equipe deve criar sua própria conta na plataforma. Não usem o login do Galo Digital!

2) Dentro do Soundclound cada equipe deve completar os seguintes campos: descrição do arquivo (com uma parte do texto desenvolvido na postagem); tags pertinentes ao tema; habilitar o download do arquivo; usar uma imagem para ilustrar. Por último, após o texto das equipes dentro da descrição do Soundcloud, coloquem esse texto:

"Esse áudio tem única e exclusivamente a finalidade acadêmica, sem nenhum interesse comercial, político ou social. Eles foram desenvolvidos em caráter experimental, para testar diferentes técnicas de elaboração e execução. As vozes que compõem a produção, em sua maioria, são de alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FURB que no decorrer da graduação liberavam sua criatividade na frente dos microfones do Laboratório de Rádio".

3) Tragam fones para a aula, as máquinas não tem caixinhas de som e vocês precisaram do áudio para desenvolver o texto.
PS: Se o aluno já tiver conta no Hulkeshare pode utilizar essa plataforma para postar no blog.

#Postagem_03 [Deadline 25/10]: Nesse post utilizem algum vídeo do seu canal pessoal do YouTube. Caso nenhum dos alunos das equipes tenha, devem criar um canal e produzir um pequeno vídeo (podem aproveitar algum do seu Snapchat ou Instagram). Não para usem vídeos de outros canais ou da web, lembrem do que falamos sobre direitos autorais. Não usem o Canal do GaloDigital do YouTube, cuidado para não se confundirem ao logar na plataforma. Não importa o teor do vídeo, nosso objetivo é explorar os recursos avançados do seu canal. Não esqueça de ir ajustando a postagem anterior conforme orientação do professor descritas na "Relação das equipes + Feedback das atividades".

Detalhes da atividade:
- Elaborar um texto com no mínimo 1800 caracteres; falando sobre o vídeo em si ou algum assunto relacionado a ele. Para essa postagens usaremos tag "Vídeo" no blog e nada mais além dela.
- Preencher todos os campos do vídeo dentro do YouTube: nome coerente do vídeo, descrição (podem usar parte do texto da postagem do blog), tags, geolocalização e etc.
- Colocar no vídeo um box com link convidando para se inscrever no canal do Galo Digital ou linkando outro vídeo pertinente a temática;
Atenção: Tragam FONES para a aula, as máquinas não tem caixinhas de som e vocês precisaram do áudio para desenvolver o texto.

#Postagem_04 [Deadline 01/11]: "VirouCase" - utilize algum case  de empresas em mídia digital que tenha obtido sucesso e relevância na sua propagação dentro das redes sociais virtuais. O case precisa ter interatividade e ter chamado a audiência (pessoas engajadas) para uma ação no meio digital. Cuidado: não é um meme; não é um vídeo / app / game que bombou de acesso ou viralizou; não é um flash mob; não é uma postagem com muitas curtidas e comentários! É uma ação arquitetada com a participação ativa de fãs no ambiente digital. Os fans (audiência) devem ter participado da campanha de maneira ativa: respondendo perguntas, mandando fotos, fazendo paródias e etc.

Elaborar um texto com 1800 caracteres (com espaço) contextualizando a escolha e fornecendo todos os detalhes da campanha; utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos.

Atenção:
- O case tem que ser no meio digital! Logo, as ações devem ser contextualizada dentro do espaço tempo de conectividade que vivemos. Usar um case clássico, anterior ao ano de 2001, fica fora do contexto e não nos interessa.

- Não pode ser utilizado nenhum dos 129 cases já usados no blog, aqui você confere a "black list" (note que é preciso ir até as postagens mais antigas para visualizar a listagem completa). Use e abuse da "caixa de pesquisa" do blog (canto superior direito da barra lateral) para conferir se o seu case não esta sendo repetido.

- Para essa postagem usar a tag: VirouCase. Articulem com os colegas de classe para não repetirem o mesmo case. Assim que definirem o case que será trabalhado, coloquem no quadro para compartilhar com os colegas presentes em sala.

OBS: Não esqueça de ler o feedback das suas postagens anteriores na relação das equipes abaixo e façam as alterações conforme orientados. Cada semana que as melhorias não são executadas a atividade perde um ponto!

#Postagem_05 [Deadline 22/11]: Criem um planejamento para uma marca real ou fictícia, de uma nova ação que contenha "elementos de viralidade" dentro do ambiente digital. A campanha não precisa ser materializado (não precisa criar os canais de comunicação - apenas os endereços / links fictícios - , nem criar peças da campanha), mas a ideia tem que ter viabilidade e aplicabilidade. Lembro que essa atividade é diferente da que fizemos anteriormente. Eu quero aqui, extrair a criatividade das equipes em novas ações nas mídias digitais.

Detalhes da atividade
a) O plano de ação deve contemplar no mínimo dois elementos ilustrativos midiáticos no post, tais como: foto, áudio, ou vídeo. Para facilitar o entendimento do leitor e do professor.

b) As estratégias da campanha devem integrar no mínimo duas redes sociais digitais, a equipe tem liberdade de escolher elas: Twitter, Periscope, Facebook, Linkedin, Instagram, Swarm, Waze, Pinterest, YouTube, Vine, Blog, Tumblr, Snapchat, WhatsApp, Tinder, Happn, Google Plus e etc

c) Em todos os canais devem ser usados:
- links encurtados (o link não precisa ser real, apenas para ilustrar sua utilização);
- tags e exemplos de textos que serão publicados (se vou usar o Facebook, faço um exemplo do texto que seria postado e assim por diante e cada rede social que escolherem);
- detalho: o período da campanha, a quantidade de postagens que será feita por dia, os horários que elas serão realizadas, um exemplo de imagem que será usado (ou sua descrição para ajudar a ilustrar a ideia).

d) O post deve ter no mínimo 2500 caracteres, relatando os detalhes de como será a ação em cada rede social, passos de criação e aplicação da campanha. Lembre-se de usar todas as dicas e técnicas aprendidas durante a disciplina, o tutorial de postagens vai ajudar!

e) Podem usar imagens ilustrativas ou vídeos semelhantes para ilustrar o post. Alguma imagem que lembre ou ajude visualizar as suas ideias (lembrem de nomear o arquivo de forma correta como visto na primeira postagem do blog). A tag que usaremos com marcador dessa postagem será "campanha".

Os cases escolhidos na postagem anterior forneceram bons exemplos sobre o que costuma cair nas graças do público.

Vejam todos esses cinco exemplos da turma anterior antes de realizarem a postagem! Eles irão ajudar a desenvolver essa atividade: Exemplo_1; Exemplo_2, Exemplo_3, Exemplo_4 e Exemplo_5.

OBS: Essa é nossa última atividade dentro do #GaloDigital. lembrem de arrumem tudo o que estiver pendente no feedback abaixo e caprichem nesse post! Foram quatro postagens "treinando", e agora, com a bagagem de conhecimento que obtiveram no decorrer das postagens anteriores devem executar essa atividade com total atenção. Lembrem de revisar o post com calma.

Relação das equipes + Feedback das atividades
Alessandro Galczynski, Milena Ranghetti, Pedro Lima Bursoni
1) A arte colore as ruas - OK
2) 14ª SECOM "Mídias, A Revolução Começou" - OK
3) Skate, um estilo de vida - OK
4) O primeiro automóvel erguido por likes - OK
5) Faça o bem, sem olhar a quem! #AjudarFazBem - OK

Ana Paula Ziegler, João Daniel Curti e Ricardo Felipe Kaun
1) Ambicioso por conhecimento de fotografia - OK
2) A procura do seu talento - OK
3) A volta do Park Tupã na Oktoberfest - OK
4) Sorte do Tiago Iorc é seus fã - OK
5) Campanha #VolkswagenTodoDia - OK

Carla Fernanda Pamplona, Marcelo Feller Júnior e Marcelo Probst
1) Um olhar para fotografia - OK
2) Mostre o seu Talento - OK
3) Psicologia e Comunicação: Um olhar criativo - OK
4) O poder do comentário: Seja o que você quiser - OK
5) Campanha Meu Master Subway - OK

Eduardo Artur Marquardt, Reinaldo Coradini e Sabrina Schultz Sousa
1) Fotografia: Infinitas possibilidades para mentes criativas - OK
2) Descubra qual é o seu Talento e ganhe prêmios - OK
3) Na onda do skate - OK
4) Jogos Rio 2016: Um patrocínio que levou ouro - OK
5) Guaraná Antártica 2017: Agora o Brasil é mais Verde - OK

Evelly Oliveira, Jociane Prim e Rafael Borges
1) Na historia da publicidade e propaganda na FURB - OK
2) Rock in Rinha: aqui você é o astro - OK
3) Mundo bichano: das ruas à web 2.0 - OK
4) Sprite: Refresque suas ideias - OK
5) Dolly, um novo amiguinho - OK

Jaqueline Patrícia Peixer, Maike Nogueira Aguiar e Michelle K. de Melo
1) Adquira o dom de eternizar momentos na disciplina de fotografia da FURB - OK
2) Rinha: uma nova edição, uma nova surpresa - OK
3) Truques para aumentar a audiência do seu canal - OK
4) Mil Casmurros: A estratégia - OK
5) Como utilizar The Walking Dead para alavancar um youtuber - OK

Jéssica Meneghetti, Mateus Caruso Fernandes
1) A com memória de papel - OK
2) Fábrica de Talentos - OK
3) O poder da dança:Libertação - OK
4) Pedido por Emoji - OK
5) Dê uma Pepsi agora - OK

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