4 de out. de 2016

A arte colore as ruas

Por Alessandro Galczynski, Milena Ranghetti, Pedro Lima Bursoni

Foto tirada pela aluna Milena Ranghetti na PUCPR
Gostamos de caminhar pela nossa cidade e encontrar coisas que nos inspiram, que despertam a nossa mais profunda criatividade ou que nos fazem refletir sobre problemas sociais. Esse tipo de expressão artística é conhecido como Arte Urbana e está presente em todos os lugares do mundo.

Este tipo de arte possui um caráter dinâmico e breve, e que pode ser imortalizado pela fotografia. O termo “Arte Urbana” surgiu na década de 70 nos Estados Unidos, porém, estudiosos afirmam que essa arte remonta períodos muito antigos, já que gregos e romanos transmitiam mensagens pelas ruas da cidade.

Tem como objetivo trazer a arte ao cotidiano das pessoas, romper os padrões e fazer com que as pessoas se expressam das mais diversas formas. Geralmente sendo pautadas como críticas sociais, políticas e econômicas. Com o passar do tempo, esse tipo de arte passou a ser mais valorizado e ser visto como um “valor cultural” muito importante das minorias que vivem nos centros urbanos.



No Brasil não foi muito diferente, se popularizou na década de 70, mais precisamente com obras de grafite nas paredes de São Paulo. Surgiu numa época conturbada do país, conhecida como Ditadura Militar. No início, era uma arte marginalizada aos olhos da sociedade, pois remetia ao vandalismo. Mas com o passar do tempo, adquiriu posição de destaque no mercado de arte.

Diversas técnicas são utilizadas pelos artistas de rua. Segue abaixo alguns exemplos de arte urbana: 

Grafite: desenhos estilizados geralmente feitos com spray nas paredes de edifícios, túneis e ruas.

•Estêncil: esse tipo de técnica utiliza o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos nas ruas, postes e paredes.

•Poemas: qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes e postes.

A Arte Urbana representa o encontro da vida com a arte, ou melhor, a fusão de ambas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário