11 de out. de 2016

Mostre o seu Talento

Por Carla Fernanda Pamplona, Marcelo Feller Júnior, Marcelo Probst


Mesmo que você não saiba, você já ouviu um spot. No meio publicitário, ele é uma ferramenta muito importante, versátil e dinâmica, que pode fazer a diferença dentro de uma campanha e trazer grandes resultados e prêmios.



No Talento Universitário, que acontece anualmente na FURB, não é diferente. A categoria Melhor Spot está presente no evento e traz novas surpresas a cada ano. As peças podem ser gravadas e editadas no laboratório de áudio da universidade, para envolver e captar a atenção do ouvinte. Esse tipo de peça publicitária é muito interessante, afinal, o rádio ainda é um meio de comunicação muito usado no Brasil e no mundo.

Um spot costuma durar 15 ou 30 segundos e pode ser gravado com ou sem trilha sonora, diálogos, efeitos, personagens. As opções são infinitas. Tudo depende da mensagem a ser transmitida e da necessidade do cliente. Nesse caso, temos um spot que convida para o 14º Talento Universitário, com vários elementos em destaque na peça, que juntos resultam em uma peça divertida e até mesmo um pouco nostálgica. Vamos ver o porquê!

O spot leva o ouvinte de volta a década de 1980, no cassino do Chacrinha, com a voz do apresentador do programa como um elemento para chamar a atenção do público e linkar com a ideia de que “só quem realmente tem talento não sai de moda”.

A fala do locutor se dá convidando os estudantes a se inscreverem no evento e encerra parafraseando Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica”. No fechamento é divulgado os apoiadores: Rádio Atlântida, Jornal de Santa Catarina e RBS TV. Sendo eles, veículos renomados e de diferentes meios, o que mostra a diversidade e extensão do projeto que tem como objetivo premiar os melhores trabalhos universitários de cada área de atuação do curso de Publicidade e Propaganda.

Grandes empresas e veículos usam o rádio e os spots como uma ferramenta para trabalharem sua comunicação, pois sua estrutura segue uma ordem cronológica e padronizada, o que torna a mensagem clara, concisa e eficaz. Esse formato ainda se manterá relevante por muito tempo, porque além de se fixar na memória do ouvinte, ele ainda é capaz de nos divertir trazendo de volta grandes personagens como o Chacrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário