23 de mai. de 2017

Pit, a pitanga do Plug In

Por Giovanna Schorr, Manuela Huscher, Sarah Werle


No dia 12, sexta-feira, o PlugIn TV (a TV do curso de Publicidade e Propaganda da FURB), juntamente com seus participantes, plantou a Pit, uma pitangueira (que já virou o mais novo xodó da turma). Mas como ela chegou até eles?



Tudo começou quando o PlugIn cobriu o Tedx (TED é uma organização sem fins lucrativos que é dedicada ao lema “ideiais que merecem ser compartilhadas”, o X significa independente, sendo uma cidade ou região), que aconteceu no novo espaço do sesi, de educação, Maker, no dia 30/04. Ao redor de todo evento, havia mesas com várias mudas dispostas para quem quisesse pegar. Mudas de plantas ornamentais, como por exemplo: Ipê Amarelo, Rosa, Roxo, Jacarandá, Sibipiruna, bem como as plantas frutíferas: a linda pitanguinha adotada pelo PlugIn.

Quem distribuiu as plantas, foi o pessoal do Projeto Árvores pela Vida, que tem como propósito “Distribuir uma muda de árvore nativa para cada funeral realizado”. Esse projeto nasceu no dia 02 de Novembro de 2009, e atualmente o projeto lá doou mais de 12.400 mudas de árvores nativas, juntamente com os parceiros Plano Boa Vida e Funerária Haas.

O PlugIn gostou muito da iniciativa e levou uma das mudas para sua sede, com intenção de plantar no canteiro que tem logo abaixo da janela onde o pessoal do PlugIn trabalha. Mas como ninguém tinha muita experiência em plantar qualquer tipo de muda, o caminho foi um pouco mais longo, mas com certeza muito gratificante.

Os alunos contataram o pessoal do DAC que foram muito prestativos, e logo nos indicaram o seu , jardineiro querido da FURB. Seu Zé deu várias dicas super importantes para manter a planta viva, bem como o melhor lugar para tal, além de ter dado um super apoio para que a Pit fosse plantada onde fora, pois além de embelezar a universidade, ajuda o meio ambiente, que é um dos objetivos do projeto, e futuramente quando a pitanguinha der luz à mini pitanguinhas, os alunos, professores, funcionários e todos aqueles que queiram se aproximar mais do meio ambiente, poderão usufruir de seus frutos.

O vídeo acima mostra um pouco do cultivo da Pitangueira, postado no Stories do Instagram do PlugIn, onde foi mostrado passo a passo e cada detalhe, para os seguidores acompanharem um pouco mais do processo que foi efetuado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário