16 de mai. de 2017

Fashion Film: dê um play na moda

Por Beatriz Enayra e Georgia T. Dittmar


Se você ainda não sabe o que é um Fashion Film, nós vamos te contar. Fashion Film nada mais é do que um filme de moda. Eles podem ser produzidos para divulgar uma marca, uma coleção, um artista, ou apenas para expressar algo que o diretor tenha vontade. Como é algo relativamente novo, não há classificações, nem restrições: o Fashion Film pode ser tudo e mais um pouco.



A junção da moda com o cinema foi muito além dos figurinos assinados para filmes e ganhou contornos cinematográficos do lado fashion. Roteiros sofisticados, fotografia impecável, produções complexas e personagens bem construídos fizeram do fashion film, uma ferramenta importante para transmitir de maneira cool e com pegada artística o espírito da marca.

Não é nenhuma surpresa que as grandes marcas estejam investindo cada vez com mais força na produção de pequenos filmes e na contratação de nomes fortíssimos da indústria cinematográfica para a produção de vídeos.

Ainda é um gênero novo em termos de relevância, tanto que ainda nem tem definição no Wikipedia. Não há regras definidas, apenas que o elemento predominante seja relacionado à moda.

O principal nome brasileiro na produção de fashion films é o fotógrafo gaúcho Jacques Dequeker. Ele já fez curtas para a John John com o ator britânico Joshua Bowman e com o músico americano Adam Levine, vocalista da banda Maroon 5, por exemplo. O seu trabalho mais premiado é “Jailbreak”, estrelado pela top Carol Ribeiro. Com o curta que retrata uma ladra de joias pega no flagra, o brasileiro ganhou o prêmio de Melhor Diretor concedido pelo Internacional Fashion Film Awards, em 2014.

De Hollywood ao Rio de Janeiro, chegamos em Blumenau. A Mariáh é uma loja de moda feminina localizada no centro de Blumenau. Está sob nova direção há 6 meses e isso fez com que a comunicação da marca nas redes sociais mudasse bastante. Começou a utilizar o fashion film como forma de divulgação de suas peças, sendo uma maneira mais prática de mostrar detalhes e recortes de cada peça de roupa. Enquanto uma foto é estática, o audiovisual nos permite analisar em 360º uma coleção inteira em poucos segundos.

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