2 de mai. de 2017

Splash! Uma técnica simples e muito utilizada em campanhas publicitarias

Por Lucas Pasold e Sérgio Lamim

O Curso de Publicidade e Propaganda da FURB, Universidade Regional de Blumenau, conta com as disciplinas de Fotografia I e II. Ambas as fases da disciplina são realizadas no laboratório, que possui uma estrutura completa e conta com equipamentos de alta qualidade e um espaço de revelação para câmera analógica, que possibilita ao aluno aprender desde o principio da fotografia, isto é, desde quando o processo era apenas manual.

A grade das disciplinas contam com várias técnicas diferentes de fotografia, desde retratos até técnicas mais diferenciadas como o Splash que iremos apresentar a seguir.

O efeito Splash, ao qual está inserido na segunda fase da disciplina, trata-se de uma técnica de fotografar respingos no momento exato que um objeto entra em contato com um líquido. Apesar de exigir um pouco de paciência, produzir o efeito splash pode ser muito divertido e render belas fotos.



A técnica não necessita de estúdio fotográfico ou luz auxiliar, pode ser feito em áreas externas ou internas, basta apenas configurar corretamente a câmera e capturar o melhor momento do Splash para criar um efeito bacana.

Na fotografia do post utilizamos uma mesa de still, dois softbox, um aquário (nenhum peixe foi prejudicado) e uma Nikon D5200. A imagem também passou por leve tratamento no Adobe Lightroom mas apenas foi realçado o contraste da imagem. O efeito produzido é totalmente natural e não sofreu manipulação.

É usado com frequência na criação de anúncios publicitários, principalmente em marcas que querem representar refrescância ou efeito de explosão em suas campanhas de produto. Podemos ver com mais frequência em marcas de refrigerantes e bebidas em geral. Claro que existem muitas manipulações por trás das campanhas mas o conceito do principio é o mesmo, apenas juntam os efeitos depois e o torna mais agradável para criação da peça publicitária.

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