9 de mai. de 2017

Spot, comunicação sem fronteiras

Por Lucas Silveira Gonçalves, Rafaella Schalinski e Thomas Vahldick Kutscher

 
O rádio é um dos primeiros meios de comunicação que surgiram na história. Mesmo com o passar dos anos e as novas tecnologias, este meio não perde a sua credibilidade pela praticidade de estar –na maioria das vezes - onde os outros meios não estão: dentro do carro. Diversos programas e emissoras de rádio possuem uma grande e fiel audiência.



No segundo semestre de Publicidade e Propaganda da FURB temos uma matéria chamada Redação Publicitária II – Audiovisual. Nessa disciplina aprendemos a montar a estrutura de um spot e jingle, também gravamos algumas peças como experiência durante esse período.

Tecnicamente falando, o spot apresenta um narrador que começa falando sem nenhuma trilha sonora. Aos 2" entra em fade-in uma trilha sonora de jazz bem calma, dando um clima de sensualidade, enquanto o locutor aplica algumas cantadas, usando termos como Google e twittada. Aos 9" entra o locutor fazendo uma chamada para o evento que é a 15ª Semana da Comunicação. Aos 13" entra em fade outra trilha sonora, dessa vez mais animada. O locutor passa informações do evento como data, local, site, ainda comunica quem é um dos apoiadores e quem está realizando o evento.

A Semana da Comunicação é um evento do curso de Publicidade e Propaganda da FURB que dura 5 dias. Durante essa semana, o CALCO (Centro Acadêmico Livre de Comunicação) traz cerca de 10 palestrantes para compartilhar seus conhecimentos com os participantes. O mais interessante desse evento é o preço: R$50,00 por pessoa para assistir a palestras que geralmente – cada uma – custaria R$70,00 a R$100,00 no mínimo.

O spot de rádio é uma forma muito utilizada pelos meios de comunicação pela possibilidade de abordar o ouvinte de maneira que ele possa estar ocupado fazendo algo além daquilo. Podemos estar fazendo tarefas domésticas, dirigindo ou conversando e mesmo assim iremos ouvir pelo rádio a mensagem que querem nos transmitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário