9 de mai. de 2017

Um olhar dos anos 80 pelos anos 2000

Por Guilherme Vinhais Marcelino, Igor Tomio e Sofia Lelis.
 

Pegou a referencia? Pois é, nós também não.

 “Quem não se comunica se trumbica” já dizia Chacrinha. Com bordões que foram imortalizados na historia, esse ícone da televisão brasileira conquistou um espaço no coração de toda uma geração com seu bom humor e descontração. Porém essa “imortalização” de sua obra seria literal ou apenas figurativa?



Ao escutar um trecho desse spot, chamada para a décima quarta edição do Talento Universitário FURB, a primeira coisa que fiz foi escutar de novo para ter certeza que não perdi alguma piada no próprio áudio. Pela terceira vez decidi procurar por uma referencia dessa tal de “Teresinha”. E foi então que tudo fez sentido.

Talento Universitário é um concurso organizado pelo curso de Publicidade e Propaganda da Furb, que visa premiar os melhores trabalhos acadêmicos divididos em categorias como áudio, vídeo, campanhas, fotografias, entre outras peças desenvolvidas pelo curso. Cada edição conta com uma temática específica, que norteia sua divulgação.

Sendo o tema daquele ano então sobre a década do Cazuza, Atari, TV Colosso e nas telonas, o E.T e De Volta Para o Futuro. Relembrando a infância passada para os então universitários.

E como toda homenagem à década de 80 que se preze, as peças contavam com muito bom humor e certo tom de breguice. Afinal, essa era a década em que tudo era permitido no Brasil, não é mesmo?

Voltando ao Chacrinha, somente quando dei um google em seus bordões encontrei as referências que faltavam. Para quem ainda está boiando, o spot acima apresenta um personagem bem similar ao de José Abelardo Barbosa de Medeiros e comenta sobre a relação entre talento e se manter em moda, terminando a propaganda com uma frase icônica do personagem. Mas se pararmos para pensar, seguindo essa mesma lógica, não teria esse próprio spot saído de moda também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário