Não é de hoje que nos perguntamos sobre o limite da concorrência, o que é ou não válido na propaganda de forma geral. Centenas de embates clássicos podem ser citados, como Coca-Cola e Pepsi ou Mercedes e BMW, porém todas possuem uma característica em comum, a rivalidade.
— Burger King Lebanon (@BKLebanon) October 31, 2017
No mês de outubro nos deparamos novamente com mais um caso de ação provocativa, desta vez envolvendo as duas principais marcas de Fast Food do mundo: Burguer King e McDonald’s. O bom humor foi o principal apelo da campanha que o Burguer King preparou para o Halloween. Através de suas redes sociais, como Youtube, Facebook e Instagram, a rede americana de Fast Food divulgou uma promoção curiosa - todos os clientes que estivessem fantasiados de palhaço ganhariam um Whopper na hora. A promoção era válida somente no dia 28/10 e em determinadas lojas espalhadas pelo mundo.
A campanha que claramente era uma provocação ao seu maior concorrente, rapidamente ganhou grande destaque, ultrapassando mais de 1 milhão de views no Youtube Brasil e 34 mil compartilhamentos em sua página no Facebook, porém não é a primeira vez que o Burguer King adere à esse tipo de campanha no Halloween – em 2016 algumas lojas se fantasiaram de McDonald’s para ‘’assustar’’ seus clientes.
O tom mais ácido que algumas empresas adotam em suas campanhas ainda dividem opiniões, impactando inclusive nas veiculações em determinados países, sendo necessário, em alguns casos, a interferência de organizações de regulamentação de peças publicitárias, como o CONAR, responsável pelo controle e analise de campanhas no Brasil. Porém o humor e a criatividade envolvida nesse tipo de peça são inegáveis, tendo um papel importante no mercado publicitário e, claro, proporcionando uma série de cases curiosos.@BurgerKing I want my whopper but I’m in the UK. @BurgerKingUK #ScaryClownNight pic.twitter.com/SYLCn3ipta— Marco Grill (@MarcoPolo7188) October 31, 2017
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