28 de nov. de 2017

Criativo Campeão Heineken

Por Douglas Eduardo Raasch, Eduardo Oderdeng e Giovani Mazzi Neto

Case – Criativo Campeão Heineken
Essa será a mais nova campanha da Heineken que levará você e mais 4 amigos para assistir o confronto entre Bayern de Munique e Paris Saint-Germain, no último jogo da fase de grupos da UEFA Champions League.



Como Participar?
Para concorrer, os participantes deverão publicar uma foto super criativa assistindo a um jogo da Champions com sua Heineken,  em seu Instagram com a hashtag criativo campeão (#criativocampeão). O participante que tirar a foto mais criativa, ganhará 5 ingressos para assistir com 4 acompanhantes o jogo entre Bayern x PSG na Arena de Munique, no dia 20 de dezembro, com tudo pago.

Como a foto será escolhida?
A equipe da Heineken escolherá as 10 melhores fotos para serem votadas pelo próprio publico no site oficial da marca.

Quando vai iniciar?
A campanha irá iniciar no dia 29 de novembro de 2017. Após 15 dias as 10 melhores fotos irão para o site, onde serão votadas durante uma semana pelo público em geral.

Quais plataformas e materiais que serão usados?
Nesta campanha utilizaremos fotos e vídeos da marca para obter melhor  viralidade dentro das mídias digitais. As redes sociais escolhidas serão Facebook, Instagram e Youtube.

Como serão organizadas as postagens?
Quatro dias da campanha vão ser direcionados para postagens de “teasers”, deixando os participantes curiosos, o restante dos dias será desenvolvido postagens incentivando as pessoas a participar.

Como serão as postagens?
Post Teaser 1 –  Com a intenção de despertar curiosidade nos participantes.

Intagram/ Instagram Stories: (imagem) com fundo verde (cor da marca) e a pergunta: “quem você escolheria para assistir um jogo da Champions League com você?”, embaixo da pergunta a Hashtag: #criativocampeão.

Facebook: (imagem) com fundo verde (cor da marca) e a pergunta: “quem você escolheria para assistir um jogo da Champions League com você?”, embaixo da pergunta a Hashtag: #criativocampeão.

Youtube: (vídeo  5 segundos) primeiramente aparecendo a pergunta: “quem você escolheria para assistir um jogo da Champions League com você?” e a tag: #criativocampeão logo após aparecer no centro da tela a logo da Heineken.

Post Teaser 2 – Para aumentar ainda mais a curiosidade sobre a promoção.
Intagram/ Instagram Stories: (vídeo 15 segundos) Inicia com um pedaço de algum jogo da Champions League, logo após aparece a pergunta: “quem você escolheria para assistir um jogo da Champions League com você?” e abaixo a tag: #criativocampeão e a logo da Heineken.

Facebook: (imagem) um estádio cheio e a pergunta: “quem você escolheria para assistir um jogo da Champions League com você?” e abaixo a tag: #criativocampeão e a logo da Heineken.

Youtube: (vídeo 15 segundos) Inicia com um pedaço de algum jogo da Champions League, logo após aparece a pergunta: “quem você escolheria para assistir um jogo da Champions League com você?” e abaixo a tag: #criativocampeão e a logo da Heineken.

Post 3 – Provocando o público para participar
Intagram/ Instagram Stories: (vídeo) Inicia video em campo de futebol, torcida calorosa como deve ser um grande espetáculo que envolve a nossa querida bola. Nosso grande garoto propaganda, José Mourinho fazendo seu trabalho de um dos melhores técnicos do futebol, o jogo está duro. Ao focar o jogo, notamos que temos em campo no lugar das grandes estrelas da Champions League, pessoas como eu, você e qualquer um dos milhões que assistam esse grande show que é muito mais que um jogo. Nosso treinador e garoto propaganda está gesticulando, e fazendo com que o #criativocampeão seja lapidado da melhor maneira possível para garantir esse tão prestigiado Premio.

Facebook: (imagem) Imagem de josé mourinho comandando um treino com os criativos ao fundo treinando suas melhores técnicas.

Youtube: (vídeo) Inicia video em campo de futebol, torcida calorosa como deve ser um grande espetáculo que envolve a nossa querida bola. Nosso grande garoto propaganda, José Mourinho fazendo seu trabalho de um dos melhores técnicos do futebol, o jogo está duro. Ao focar o jogo, notamos que temos em campo no lugar das grandes estrelas da Champions League, pessoas como eu, você e qualquer um dos milhões que assistam esse grande show que é muito mais que um jogo. Nosso treinador e garoto propaganda está gesticulando, e fazendo com que o #criativocampeão seja lapidado da melhor maneira possível para garantir esse tão prestigiado Premio.

Post 4 – Informativo da promoção
Intagram/ Instagram Stories: (imagem) cinco mãos formando uma estrela, logomarca da Heineken e a tag #criativocampeão. Na legenda da foto fornecer um link de como participar da promoção.

Facebook: (imagem) cinco mãos formando uma estrela, logomarca da Heineken e a tag #criativocampeão. Na legenda da foto fornecer um link de como participar da promoção. 


Post 5 - Provocando o público a participar
Intagram/ Instagram Stories: (vídeo) pessoas fazendo exercícios que estimulem sua criatividade em um ambiente semelhante/ou em uma academia, suados como se fossem atletas para não perder seu preparo físico. Vídeo que fala apenas por imagens, onde as palavras ditas apenas retratam o slogan e a tag da campanha.

Facebook: (vídeo) pessoas fazendo exercícios que estimulem sua criatividade em um ambiente semelhante/ou em uma academia, suados como se fossem atletas para não perder seu preparo físico. Vídeo que fala apenas por imagens, onde as palavras ditas apenas retratam o slogan e a tag da campanha.

Youtube: (vídeo) pessoas fazendo exercícios que estimulem sua criatividade em um ambiente semelhante/ou em uma academia, suados como se fossem atletas para não perder seu preparo físico. Vídeo que fala apenas por imagens, onde as palavras ditas apenas retratam o slogan e a tag da campanha. 

Post 6 – Informando sobre a promoção
Instagram/ Instagram Stories: (imagem) algumas garrafas de Heineken com um fundo verde, ao lado o brasão dos dois times ( Bayern e PSG) e acima dos brasões a frase: “Você e mais 4 amigos na Alemanha, assistindo Bayern x PSG).

Facebook: (imagem) algumas garrafas de Heineken com um fundo verde, ao lado o brasão dos dois times ( Bayern e PSG) e acima dos brasões a frase: “Você e mais 4 amigos na Alemanha, assistindo Bayern x PSG). 

Post 7 – Usando participantes para estimular outros a participarem
Intagram/ Instagram Stories: (vídeo) voz animada falando: “diversas pessoas já estão participando, vai ficar de fora dessa? Bata uma foto super criativa assistindo um jogo da Champions League e a Heineken vai levar você e mais 4 amigos para assistir na Alemanha o jogo do Bayern e Psg!”. Enquanto o locutor fala vão aparecendo várias fotos de pessoas que já estão participando da promoção.

Youtube:  (vídeo) voz animada falando: “diversas pessoas já estão participando, vai ficar de fora dessa? Bata uma foto super criativa assistindo um jogo da Champions League e a Heineken vai levar você e mais 4 amigos para assistir na Alemanha o jogo do Bayern e Psg!”. Enquanto o locutor fala vão aparecendo várias fotos de pessoas que já estão participando da promoção.

Post 8 – Ultimo dia da promoção
Intagram/ Instagram Stories: (imagem) fundo verde com garrafas de Heineken e no centro da imagem a frase: “ultimo dia para participar”, logo abaixo os brasões dos dois times (PSG e Bayern). Na legenda da foto: “ainda da tempo de você assistir um jogão da Champions league! Consulte regulamento no site.”

Facebook: (imagem) fundo verde com garrafas de Heineken e no centro da imagem a frase: “ultimo dia para participar”, logo abaixo os brasões dos dois times (PSG e Bayern). Na legenda da foto: “ainda da tempo de você assistir um jogão da Champions league! Consulte regulamento no site.”

Youtube: (vídeo) Mourinho convidando o publico a participar.

Organização das postagens:
29/11 – 18h - Post Teaser 1  (Instagram)

30/11 – 12h - Post Teaser 1 (Facebook, Youtube)

01/12 – 12h – Post Teaser 2 (Instagram, Instagram Stories)

02/12 – 13h30 - Post Teaser 2 (Instagram Stories, Facebook)

03/12 – 18h - Post 3 (Instagram)

04/12 – 12h - Post 4 (Facebook, Instagram Stories)

05/12 – 9h - Post 3 (Instagram Stories, Facebook, Youtube)

06/12 – 12h - Post 4 (instagram)

07/12 – 18h - Post 5 (Youtube, Instagram Stories)

08/12 – 9h - Post 6 (Instagram)

09/12 - 18h - Post 5 (Facebook, Instagram)

10/12 – 12h - Post 6 (Instagram Stories, Facebook)

11/12 – 18h – Post 7 (Instagram, Instagram Stories)

12/12 – 15h - Post 7 (Youtube)

13/12 – 9h - Post 8 (Instagram, Instagram Stories, Facebook, Youtube)

Orçamento Campanha: Criativo Campeão Heineken:

Mão de obra 
Custo por profissional --> Salário, décimo terceiro, vale transporte (VT), vale refeição (VR) e férias. 

Salário = R$ 3.600,00
VT = R$200,00
VR = R$400,00
Décimo terceiro = R$ 3.600,00
Férias = R$ 3.600,00
Custo funcionário/mês = R$ 4.800,00

Custos fixos
Aluguel = R$ 3.000,00
Condomínio = R$ 400,00
Internet (50mb) + telefone = R$ 400,00
Total = R$ 4.800,00

Receita bruta = R$35.000,00  --> Impostos = 17% (R$ 5.950,00)
CF = (R$4.800,00 / R$35.000,00) x 100
CF = 13,71%

Investimentos de terceiros
Software para facilitar as escolhas das fotos criativas = R$1.00,00

Margem de lucro
Margem de lucro = 20% do valor total

Orçamento final da campanha para os 15 dias
3 funcionários trabalhando 3 horas por dia cada = R$ 900
CF = 13,71% (R$ 117,00)

Investimentos de terceiros = R$1.000,00

Impostos = 17% (R$ 342,89)

Margem de lucro = 40% (R$ 943,95)

Valor total da campanha = R$ 3.303,84

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