28 de nov. de 2017

Planejamento de campanha: #haveatrip com Kit Kat e CVC

Por Douglas Graciola, Lucas Schmitt Reguelim e Stefani Hornburg Rusch

A Kit Kat, em parceria com a CVC, quer lançar um desafio para você: Desafio #haveatrip, no qual a Kit Kat e a CVC irão levar três ganhadores para conhecer três fábricas do chocolate espalhadas pelo mundo. Cada ganhador, em ordem de maior pontuação, escolherá qual país irá visitar, acompanhados por três das maiores influenciadores digitais do Brasil: Nah Cardoso, Danielle Noce e Giovanna Ferrarezi.



Como participar:
O desafio será lançado em duas das principais plataformas de mídia social da atualidade: Facebook e Instagram. Haverá, também, integração com o Snapchat. Para participar, o usuário deverá se cadastrar em um aplicativo desenvolvido especialmente para a promoção e deverá, também, cumprir as tarefas solicitadas no tempo determinado e de acordo com plataformas especificadas nas publicações, veiculadas nos perfis oficiais das marcas. As atividades em redes sociais serão mensuradas pelo aplicativo do desafio, que terá total integração com os perfis dos participantes nas redes sociais.

A escolha de vencedores:
Os usuários deverão se cadastrar em um aplicativo desenvolvido especialmente para a promoção, no qual serão agrupados os conteúdos gerados pelos participantes, sendo as métricas feitas através do próprio sistema do aplicativo. Os conteúdos que cumprirem as tarefas com maior êxito, renderão maior pontuação. Ao final do décimo dia serão revelados os dez finalistas, que cumprirão novas provas para realizar o desempate, dos quais apenas três serão declarados vencedores da promoção.

Período de veiculação da promoção:
O Desafio #haveatrip terá início na segunda quinzena de dezembro de 2017, entendendo-se até o dia 30 do mês citado.

Sobre as postagens:
As postagens, podendo ser acompanhados de fotos e vídeos, serão publicadas no aplicativo desenvolvido para a promoção e nos perfis das marcas e das influenciadores. O lançamento de cada desafio será revelado no seu post antecessor. Todas as postagem deverão conter as hashtags #haveatrip e #kitkat.

Cronograma de postagens:

POST 1:
Plataformas: Facebook e Instagram
15 de dezembro de 2017 às 19h00
Cada umas das influenciadoras publicará em seus perfis do Instagram e página do Facebook uma foto comendo um Kit Kat (com a marca em evidência), lançando a promoção e explicando-a na legenda de cada foto, finalizando com a hashtag #haveatrip e sinalizando a publicação como conteúdo patrocinado. Cada influenciadora receberá um texto base que deverá ser adaptado de acordo com sua linguagem divulgação nas legendas das imagens. Os usuários terão apenas 24 horas para fazer o cadastro no aplicativo. Ao se cadastrar, deverão autorizar seus perfis em redes sociais através do aplicativo da promoção, garantido máxima integração entre eles.

POST 2:
Plataforma: Facebook
16 de dezembro de 2017 às 19h00
O segundo post da campanha consiste gif animado, publicado nas páginas de cada influenciadora e compartilhado pelas páginas da Kit Kat e da CVC, das fotos de perfil das influenciadores contendo a descrição da primeira tarefa:  adicionar o tema #haveatrip a foto do perfil do Facebook de cada usuário. Os usuários terão apenas 24 horas para cumprir essa tarefa, e a foto mais curtida renderá maior pontuação. Na imagem, uma demonstração do tema aplicado em uma foto de Giovanna Ferrarezi, uma das influenciadoras endossantes da promoção.




POST 3:
Plataforma: Facebook
17 de dezembro às 19h00
O post, veiculado na página oficial da Kit Kat no Facebook, deverá conter a imagem de um personagem feito de chocolate e com o logotipo da marca em seu corpo apontando para o “usuário”, fazendo referência ao icônico Tio Sam, acompanhada pelos dizeres:
"Você já se imaginou ser o dono da Kit Kat? Nós queremos você como o nosso diretor. Nessa tarefa você deverá criar uma nova tagline para a Kit Kat."

POST 4:
Plataformas: Snapchat e Instagram
18 de Dezembro de 2017 às 19h00
Nesta etapa, o usuário deverá comprar um Kit Kat e, através do leitor de códigos QR presente na embalagem do produto, destravar o filtro #haveatrip na plataforma do Snapchat. A integração com o aplicativo oficial da promoção permitirá validar a participação na prova. A postagem será feita nas redes sociais da Kit Kat, através de um vídeo da influenciadora Nah Cardoso utilizando o filtro. Os usuários terão apenas 24 horas para cumprir essa tarefa.

POST 5:
Plataforma: Facebook e o aplicativo da promoção
19 de dezembro de 2017 às 19h00
Será disponibilizado dentro do aplicativo um link que levará a um quiz sobre a Kit Kat. Após responder, o usuário deverá publicar o resultado em sua linha do tempo do Facebook, validando sua pontuação. Os participantes terão apenas 24 horas para cumprir essa tarefa.

POST 6:
Plataforma: Instagram e Instagram Stories
20 de Dezembro de 2017 às 19h00
Na publicação, veremos Nah Cardoso comendo um Kit Kat, e depois ela faz a seguinte pergunta: “E você, já teve momento Break?”.  Na legenda do post, os participantes serão instruídos a compartilhar seu break através do Instagram Stories, utilizando as hashtags #haveatrip e #kitkat. Os participantes terão apenas 6 horas para cumprir essa tarefa, que será validade através da integração com o aplicativo oficial da promoção.

POST 7:
Plataforma: Instagram
21 de dezembro de 2017 às 19h00
Em um vídeo em seu feed do Instagram, Danielle Noce contará qual o novo sabor de Kit Kat ela inventaria e perguntará para o seu público e para os que estão concorrendo qual  sabor seria crado por eles. Na legenda, deverá constar o seguinte texto: "Os Kit Kat lovers deverão postar um vídeo de no máximo 30 segundos descrevendo qual novo sabor que eles criariam para a Kit Kat. O sabor mais inusitado ganha pontuação máxima. A pontuação será mensurada através do próprio aplicativo da promoção, adotando curtidas e comentários como base de cálculo. O público terá apenas 24 horas para cumprir essa tarefa.

POST 8:
Plataforma: YouTube e Facebook
22 de dezembro às 19h00
Em um vídeo, publicado em seu canal no YouTube e em sua página no Facebook, Giovanna Ferrarezi conta sobre a notícia do Kit Kat furtado dentro de um carro, e gravaria um vídeo mostrando qual loucura ela faria por seu sabor favorito de Kit Kat. Ao final, ela convidaria cada um dos participantes a publicar um vídeo contando ou até mesmo mostrando sua loucura por Kit Kat. Na descrição do post, deverá ser mencionado que o usuário deverá gravar um vídeo mostrando uma situação inusitada para ganhar um Kit Kat. Os usuários terão apenas 24 horas para cumprir essa tarefa. O vídeo, publicado pelos participantes em suas respectivas linhas do tempo no Facebook, com maior engajamento (que será mensurado através da interface do aplicativo da promoção), receberá maior pontuação

POST 9:
Plataforma: Facebook e aplicativo da promoção
23 de dezembro 2017 às 19h00
Dentro do aplicativo será disponibilizado o jogo similar ao presente na versão Kit Kat do sistema operacional móvel Android, que cada concorrente deverá jogar. A pontuação no jogo renderá pontos para os usuário. Quanto mais jogar durante o período de validade da etapa, mais pontos receberá. Os usuários deverão compartilhar sua pontuação no Facebook para validá-la. Os participantes terão apenas 24 horas para cumprir essa tarefa.

POST 10:
Plataformas: Facebook e Instagram
24 de dezembro às 19h00
Será publicada, nos perfis oficiais da Kit Kat e da CVC no Instagram e no Facebook, uma postagem em formato de gif contendo todos os 10 finalistas da promoção #haveatrip.

POST 11:
Plataformas: YouTube e Facebook
25 de dezembro às 19h00
A influenciadora Danielle Noce, com forte presença nos segmentos de culinária e viagens, irá publicar em seu canal do YouTube um vídeo no qual ela, Nah Cardoso e Giovanna Ferrarezi ensinam a fazer um receita com Kit Kat. Ao final do vídeo, lançam o desafio de cada finalista criar uma  nova receita contendo como ingrediente principal o Kit Kat. O link do vídeo será, posteriormente, divulgado nas páginas do Facebook de cada influenciadora. Todos os 10 finalistas deverão postar o vídeo de sua receita no Facebook. Os concorrentes terão apenas 24 horas para cumprir essa tarefa. A receita mais inusitada e curtida receberá a maior pontuação.



POST 12:
Plataformas: Instagram e Facebook
26 de Dezembro às 19h00
Juntas em um vídeo, as influenciadoras convidarão cada um dos 10 finalistas a postar um vídeo dizendo o porquê merecem ganhar a promoção #haveatrip. Os 10 participantes terão apenas 24 horas para cumprir essa tarefa.

POST 13 E 14:
Plataforma: Aplicativo
27 e 28 de dezembro em horários alternados
Com a votação  para eleger os três vencedores aberta ao público, serão postados, paralelamente, nas redes sociais uma imagem e descrição do perfil de cada um dos finalistas, convidando os internautas a participar da votação.

POST 15:
Plataforma: Todas
29 de dezembro às 19h00
Serão divulgados, em todas as redes sociais das marcas promotoras da promoção, os três vencedores na promoção #haveatrip. 

Orçamento previsto:
Influenciadoras: R$150.000
Desenvolvimento e manutenção do aplicativo #haveatrip: R$40.000
Custos de atualização de redes sociais das marcas: R$15.000

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