10 de mai. de 2018

O universo da fotografia no curso de Publicidade e Propaganda da FURB

Por Isadora Mestais, Letícia Werner e Rafaela Peruzzo

No curso de Publicidade e Propaganda da FURB, temos a possibilidade de aprender – quase - tudo o que é necessário para nossa futura profissão na prática. Aqui, desenvolvemos jingles, vídeos, trabalhos gráficos, pesquisas e uma infinidade de outras coisas, com o auxílio dos laboratórios que se integram às disciplinas do curso.

Entre todas essas práticas, temos a aula de fotografia, onde nos são passadas todas as técnicas no formato teórico e logo após isso, temos que aplicar o conhecimento em nossos trabalhos, afinal, eles constituem grande parte da nota.



Funciona mais ou menos assim: o professor nos apresenta um tema, e ao juntar tudo o que foi aprendido e os recursos disponíveis, nós produzimos as fotos de acordo com o que foi pedido.

A foto escolhida para o post de hoje foi feita por alunas do 2º semestre do curso, e a sua base foi o tema “Cook”.

O cook consiste em fotografar comidas de todos os tipos, desde as mais sofisticadas até um simples sanduíche. O que diferencia esse tipo de fotografia de um mero Stories no Instagram, no entanto, são as técnicas utilizadas, tais como uma boa câmera, o enquadramento certo e principalmente, a iluminação (de preferência, sempre natural!). Quando integramos todos esses elementos de forma harmônica, o resultado é uma foto de qualidade inquestionável.

É claro que não são mil maravilhas, nem sempre dominamos tudo e justamente por isso, a foto dificilmente sai como a gente quer na primeira tentativa. Mas o importante é que todos estão aqui para aprender – temos os professores e monitores à disposição para tirar dúvidas e auxiliar nas maiores dificuldades que podemos vir a ter - e entre tantos erros, o aprendizado sempre se sobressai.  É por isso que participar das aulas de fotografia, tanto na parte teórica quanto na prática é essencial. Nós só aprendemos de fato quando nos permitimos errar e dividir experiências, e o resultado, independente de qual for, é sempre válido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário