Por Geovane Girardi, Igor Viana e Júlio Bugmann
Recriação autoral da famosa fotografia Bliss do Windows XP |
1 – Escolha bem a sua Câmera:
A primeira coisa que você deve saber é qual câmera você precisa ter em mãos, por que determinados modelos de câmeras se comportam melhor em diferentes momentos. As câmeras mais atuais se comportam bem em fotografar e em fazer gravações de vídeos, mas se você quer uma específica para cada segmento, você deve pesquisar bem antes de comprar. Lembrando que as marcas de câmera que são mais recomendadas para fotos publicitárias são as marcas Sony, Nikon e Canon.
2 - Saiba a diferença entre Diafragma, Obturador e ISO:
Depois de conhecer bem a sua câmera, você deve saber a diferença entre os três reguladores de luz que todas as câmeras apresentam. A abertura de diafragma controla a quantidade de luz que vai entrar na câmera para capturar a imagem. A velocidade de obturador controla o tempo que a câmera fica exposta a luz, e por fim e não menos importante o ISO (Sensibilidade do Sensor) que é a sensibilidade de luz que a câmera vai receber e ou capturar em determinada situação, ou seja, quanto maior o ISO, mais sensível a câmera será a luz, e quanto menor o número, menos sensível ela será.
3 – Entenda quando usar o flash:
O flash é uma das muitas funções que uma câmera, mas não é sempre que ele deve ser usado, em fotos de produtos, e recomendado não usar o flash, a não que queria dar um efeito de reflexo no seu produto. Normalmente é usado em ambiente muito escuros como festas e casas noturnas, assim você consegue capturar seu foco principal da foto e escurecer o fundo, dando destaque a pessoa ou objeto.
4 – Conheça alguns elementos fotográficos:
Conhecer alguns elementos fotográficos vai fazer suas fotos muito mais bonitas, alguns desses elementos é a cor, que pode dar vitalidade ou energia com cores quentes como vermelho e amarelo a foto, mas também pode passar calma e tranquilidade com cores frias como azul e cinza. Outro elemento também muito usado é profundidade de campo onde você vai selecionar um objeto em específico da sua imagem e vai desfocar o restante, dando um impacto maior ao seu objeto principal. Também há vários outros como perspectiva, linhas, textura, padrão.
5 – Componha uma boa foto:
Compor uma boa foto é uma atividade prática, que você vai aperfeiçoando com o tempo, mas, a algumas técnicas que você pode utilizar para produzir a sua imagem. Uma técnica muito usada é organizar seus objetos da esquerda para a direita, pois é como lemos aqui no ocidente, outra técnica usada é a quantidade de objetos na foto, usar números ímpares da mais dinâmica a foto. E o mais importante é enquadrar seus objeto e atores, deixar em foco no seu ator.
6 – Seja Criativo:
Comecemos pelo que um criativo de sucesso faz sem dúvidas, estudar. Sim, estudo é tudo que basta para se tornar bom em qualquer profissão, mas, além disso, um criativo precisa estar sempre bem informado, não apenas pelo conhecimento da área onde atua como também de todas as demais áreas. Para obter o melhor resultado em todos os aspectos fotográficos sua criatividade precisa estar ao ápice, explorando cada ponto de cada obstáculo que você desvendou, conseguindo compor e fluir uma imagem perfeitamente harmônica.
7 – Faça o curso de Publicidade e Propaganda:
Mesmo o nosso foco sendo a fotografia, existem peculiaridades que apenas uma pessoa formada em Publicidade e Propaganda pode proporcionar. Diferente da fotografia comum, a publicidade carrega uma noção para compor fotografias que englobam o necessário para se expor um produto ou serviço de forma comercial ou institucional. Um ponto extra é que além da noção de fotografia comercial, o publicitário tem o diferencial de estar sempre participando de uma equipe, que permite a exploração da co-criação na composição criativa e em conjunto com profissionais mais especializados na parte prática da fotografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário