
Antes de tudo, cabe dizer que, sim, você já foi enganado algumas vezes. Afinal, por trás de todas as sensações proporcionadas por cada material publicitário, existe uma grande produção. E não seria diferente quando se fala em gastronomia. Pudemos perceber isso, por exemplo, em um de nossos trabalhos da disciplina de Fotografia II do curso de Publicidade e Propaganda da FURB (Universidade Regional de Blumenau), que abordava produtos alimentícios e culinários, feito no semestre passado. Nele procuramos ressaltar, por meio de técnicas comumente utilizadas no meio fotográfico, o impacto que a propaganda pode causar, mesmo fazendo uso de produtos tão casuais, mas que aos olhos do consumidor transformam-se em um grande objeto de desejo.
Para a produção da foto em questão, nós utilizamos os seguintes equipamentos:
- Fundo infinito;
- Flash;
- Flashmeter;
- Iluminadores;
- Rebatedores fotográficos.
Entretanto, eles não são suficientes para produzir por completo uma boa fotografia publicitária. Para tanto, precisávamos fazer com que o produto demonstrasse ser mais atrativo do que naturalmente é. Assim, vale ressaltar que uma fotografia culinária de qualidade e credibilidade deve conquistar o consumidor de tal forma que seja tão atraente aos seus olhos quanto seria ao seu estômago.
Partindo dos princípios apresentados até então e analisando outras propagandas existentes, mas atendo-se principalmente ao mundo cervejeiro, nota-se que as fotos são tão reais quanto a própria realidade. Mas como é possível chegar nesse resultado? Já adiantamos: não é nada fácil enfeitar uma cerveja, existem várias técnicas que te guiarão ao resultado perfeito. Elas vão desde o efeito de espuminha até a aparência gelada.
Mas não acaba por aí. Saiba que se ficou interessado, você pode fotografar não somente a sua cerveja favorita, mas também aquelas comidinhas que você tanto gosta. E o melhor de tudo: sem utilizar uma câmera profissional. Como sempre, basta saber as técnicas certas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário