A campanha “O Brasil que eu quero” foi veiculada pela Rede Globo de televisão durante sete meses no ano de 2018. Nessa campanha, as pessoas são incentivadas a postarem vídeos, na página da Globo, dizendo o que gostariam que fosse mudado no Brasil como um todo ou na sua cidade e região. O vídeo, se selecionado, seria transmitido em um quadro específico do programa Jornal Nacional.
A ideia do case foi interessante porque deu voz ao povo; a partir do momento em que existiu a possibilidade de relatos de cidadezinhas pequenas do interior serem transmitidos em rede nacional pelo maior jornal de televisão aberta do país.
Essa iniciativa também trouxe uma nova forma de integração da internet com a televisão. Não mais apenas como nos programas ao vivo onde o telespectador tem que ficar ao telefone, agora com a internet houve a possibilidade de transmissão de vídeo. Bastando apenas ter um smartphone ou uma câmera e acesso à internet.
Além disso, a possibilidade de mostrar as várias caras do Brasil é uma coisa incrível! E basta assistir a apenas uma edição do jornal para verificar que muitas mensagens têm em comum, sendo do interior do Brasil ou da Grande São Paulo: uma grande parte das pessoas se queixa da corrupção. Então, essa campanha da Globo deu voz ao povo de todas as regiões para fazerem suas pequenas manifestações individuais se tornarem algo mais forte e organizado.
Online, a campanha é divulgada pelo twitter twitter.com/jornalnacional , página com 5,3 milhões de seguidores. As postagens colocam de exemplo algum vídeo já enviado e encorajam mais pessoas a postarem suas esperanças. O link para a plataforma de postagem é sempre disponibilizado no tweet.
Os vídeos transmitidos na televisão podem também ser encontrados no endereço: g1.globo.com/o-brasil-que-eu-quero e têm livre acesso ao público.O Brasil que eu quero: vídeos de Cristalina, Pederneiras, Ruy Barbosa, Igrejinha, Enxu Queimado e Marabá. O combate à corrupção é um desejo legítimo de milhões de brasileiros. E você? Que Brasil você quer para o futuro? Envie seu vídeo: https://t.co/kAUhBg1Le3 #JN pic.twitter.com/ouHbA92wvR— Jornal Nacional (@jornalnacional) 17 de março de 2018
De acordo com a Globo, a campanha recebeu mais de 50 mil vídeos e de 99,5% dos municípios brasileiros. As mensagens mais recorrentes eram de pedidos para a melhora da educação, menos corrupção, mais segurança, menos intolerância e preconceito e entre outros. Ao final, a campanha entrevistou pessoas e grupos de pessoas que enviaram seus vídeos pra mostrar ainda mais a realidade de algumas regiões do Brasil.
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