Por Mariana dos Santos Pontara, Rafaele Wessling e Vitória Modolo
No 1º semestre de 2019, o curso de Publicidade e Propaganda - FURB sentiu a necessidade de capacitar seus alunos no meio digital. Com o objetivo de obter melhores resultados nos seus trabalhos, a disciplina de Redação Publicitária III, ministrada pelo Prof. Moisés Cardoso, possibilitou a inclusão de duas manhãs para introduzir conceitos base de Programação HTML. Em parceria com o curso de Ciências da Computação da FURB, a Prof. Luciana Pereira Kohler, com materiais interativos, soube buscar os conhecimentos de seu curso e trazê-los de maneira criativa para a nossa realidade.
Na etapa inicial, foi apresentado um jogo de tabuleiro com cartas, que seriam divididas entre os estudantes. Elas eram como comandos, onde cada jogador deveria escolher a sua melhor carta para chegar no objetivo final. Para isso, as instruções das cartas direcionavam o universitário entre Norte, Sul, Leste e Oeste. O próximo desafio concentrou-se em analisar situações corriqueiras que possuem lógica implícita e transformá-las em métodos alinhados, como tomar banho e colocar a mesa do almoço, por exemplo. Isso fez com que os alunos do terceiro semestre de P&P compreendessem melhor o fundamento da atividade do 2º encontro.
Na aula da semana seguinte, a Prof. Luciana apresentou seu Projeto de Extensão, o FURBOT, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento cognitivo de crianças de 8 a 15 anos por meio da programação de computadores. É um jogo com níveis de dificuldade que crescem de acordo com o desempenho do aluno. Cada fase mostra um conceito de programação de códigos diferentes e faz com que o robô mascote se mova. Com as três fases, os universitários puderam entender melhor como funciona o raciocínio HTML.
Para nós, publicitários, essas duas aulas trouxeram conhecimentos de fora que nos fazem evoluir no meio digital. Organização, método e comandos são cognições de extrema importância para a criação de sites, redes sociais e outros materiais de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário