O McDonald's Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer no mundo, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 37 mil pontos de venda.
O McDonald's acredita que um mundo melhor depende de cada um de nós, e que o compromisso com a responsabilidade social é o principal caminho que cada empresa deve seguir para fazer a sua parte. Por conta disso a empresa sempre se mobilizou e financiou causas sociais que visam ajudar pessoas, e movimentos, não se importando com a sua cor, orientação sexual, raça.
No Brasil a principal causa abraçada pelo McDonald's é a luta contra o câncer infanto-juvenil, que para conseguir apoiar esse trabalho, a empresa se envolve em diversas iniciativas, dentre as quais destaca-se a campanha McDia Feliz, que desde sua primeira edição, em 1988, arrecadou mais de R$ 30 milhões. Esse dinheiro foi repassado a instituições dedicadas à prevenção e ao combate do câncer entre crianças e adolescentes.
Pensando nisso, elaboramos uma campanha para a empresa que tem como objetivo trabalhar a conscientização das pessoas em respeito à causa LGBTQ+, a campanha será distribuída durante o mês de Agosto , 2 meses após o mês oficial do Orgulho LGBTQ+ que é em Junho, mas o objetivo principal da campanha é passar a mensagem que precisamos lutar contra a homofobia, transfobia (...) durante todos os 12 meses do ano, e não apenas em 1.
A Campanha:
Objetivo:
Conscientizar as pessoas sobre o movimento LGBTQ+, mostrando que o respeito deve acontecer durante todos os meses do ano, e não só em um mês específico.
Plano de Ação:
Divulgação:
A divulgação ocorrerá entres os dias 15 à 20 de Agosto nas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram. Ou seja, são 5 dias de campanha. As publicações irão variar entre o horário do almoço e no final da tarde, pois, são horários de pico onde os seguidores estão conectados nas redes sociais.
Cronograma e Planejamento de Postagens
POST 1 - Dia 15 de Agosto de 2020, 12h - Instagram, Facebook e Twitter Legenda: Ame à sua maneira e comemore seu orgulho como você quiser! O Mc Donald’s Brasil levanta a bandeira da causa LGBTQ+. Venha com a gente conhecer mais sobre este arco-íris!
#ParaCegoVer: Na foto casal homoafetivo do sexo masculino abraçado, ao fundo bandeira nas cores do arco-íris, no canto superior esquerdo punho simbolizando a luta LGBTQ+. #AmeTodusElus
Referências Criativas: https://www.instagram.com/p/CBZTr-7FHJY/, https://www.instagram.com/p/CBd5JjEJSYV/
POST 2 - [Gif animado destacando a tag #AmeTodusElus] Dia 15 de Agosto de 2020, 18h - Instagram e Twitter Legenda: Qualquer forma de amar é válida, e aqui, quem escolhe quem amar é você! Confira com a gente tuuudo o que preparamos para os próximos dias. #AmeTodusElus
#ParaCegoVer: Postagem dinâmica em que aparece diversas vezes a hashtag Ame Todus Elus, com fundo colorido.Referência Criativa: https://www.instagram.com/p/B-GMvDbBC-P/
POST 3 - Dia 16 de Agosto de 2020, 12h - Instagram Legenda: Para você que faz parte da comunidade LGBTQ+, suba com a gente a #AmeTodusElus, junto com um vídeo de até 5 segundos de você falando porque se orgulha de fazer parte da comunidade. Marque a #AmeTodusElus pois escolheremos uma série de vídeos para aparecerem no nosso IGTV!
#ParaCegoVer: Imagem de uma drag queen na tela do celular gravando seu próprio rosto, simbolizando a ação de gravar um vídeo e enviar para o McDonald’s para colaborar com a campanha Ame Todus Elus.
Referência Criativa: https://www.instagram.com/p/CBk8vxehy6D/
POST 4 - Dia 17 de Agosto de 2020, 09h - Instagram, Facebook e Twitter Legenda: Tá com #FomedeMéqui? Então aproveita para pedir agora nosso Combo Especial Orgulho LGBTQ+. Peça agora o seu!
#ParaCegoVer: Na imagem, foto do lanche Big Mc do McDonald’s, acompanhado de um copo de refringente e uma Mc Fritas. Ao fundo, cores do arco-íris e o texto “Combo Especial Orgulho LGBTQ+” e em letras menores “Promoção válida até 19 de agosto de 2020”.
Referências Criativas: https://www.instagram.com/p/B3Hnbp8B-hy/, https://www.instagram.com/p/CBVg-VqA_DB/
POST 5 - Dia 17 de Agosto de 2020, 12h - Instagram, Facebook e Twitter Legenda: O Mc Donald’s Brasil quer se mostrar presente no apoio às causas LGBTQ+, e para demonstrar isso, iremos doar 50% dos lucros do Combo Especial Orgulho LGBTQ+ para comunidades de lésbicas, gays, bissexuais, trans, queers e +. Qualquer lanche + Refrigerante + Batata por apenas R$19,90. Leve de brinde um personagem especial com as cores da bandeira LGBTQ+! Compre agora, pois a promoção só é válida até o dia 19 de Agosto de 2020.
#ParaCegoVer: Na imagem, funko pop feito em homenagem aos LGBTQ+. São 6 personagens, cada um de uma cor: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo, em imagem com fundo branco.
Referências Criativas: https://www.instagram.com/p/BtEdP0Jh3bP/, https://www.instagram.com/p/CBqNQAdBuyt/
POST 6 - Dia 17 de Agosto de 2020, 15h - Instagram, Facebook e Twitter Legenda: O Orgulho LGBTQ+ não nasceu da necessidade de celebrar ser lésbica, gay, bi, trans, queer…, mas de celebrar o direito de existir sem perseguição. #OrgulhoLGBT 🏳️🌈 Texto do Post: Orgulho: 1 orgulho expressado sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero. 2 dádiva da diversidade. 3 luta contra a homofobia.
#ParaCegoVer: Imagem simbolizando um dicionário com a palavra Orgulho, com o significado: 1 orgulho expressado sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero. 2 dádiva da diversidade. 3 luta contra a homofobia, em fundo rosa.
Referências Criativas: https://www.instagram.com/p/B3rrCYUps_c/, https://www.instagram.com/p/CB-6dC5lGuF/
POST 7 - Dia 17 de Agosto de 2020, 12h - Instagram, Facebook e Twitter Legenda: Tem coisa melhor do que fazer o bem comendo um super méqui? Claro que não. Faça parte desse movimento! Baixe o app e compre agora o Combo Especial Orgulho LGBTQ+. Continue participando pela #SomusTodusElus. Promoção válida até dia 19 de agosto de 2020. #FomeDeMéqui #OrgulhoLGBT.
#ParaCegoVer: Imagem de uma mulher de cabelos azuis, comendo um lanche do McDonald’s e o texto “Fome de Méqui”.
Referências Criativas: https://www.instagram.com/p/B6RCwoHJz8c/, https://www.instagram.com/p/B_GVIjZHF37/
POST 8 - Dia 18 de Agosto de 2020, 10h - Instagram, Facebook e Twitter Legenda: Lembrar todos os dias de ser respeitoso e dizer NÃO à homofobia! Texto do Post: Lembrete: Ser empático e respeitoso todos os dias.
#ParaCegoVer: Imagem com lembrete no celular escrito: “Ser empático e respeitoso todos os dias”, o que diz respeito aos LGBTQ+, para que não esqueça de todos os dias colocar o respeito ao próximo em primeiro lugar.
Referência Criativa: https://www.instagram.com/p/B81ehAzJrYo/
POST 9 - Dia 18 de Agosto de 2020, 20h - Instagram e Twitter Legenda: Sintoniza aí na playlist mais colorida mais colorida do século! Apoie artistas LGBTQ+!
#ParaCegoVer: Na imagem, print de tela do aplicativo Spotify, em uma playlist chamada “Ame Todus Elus”, a qual conta apenas com artistas LGBTQ+.
Referências Criativas: https://www.instagram.com/p/B0JCYtkhqdz/, https://www.instagram.com/p/ByYelGQD5YJ/, https://www.instagram.com/p/CByIbxKlzr5/
POST 10 - Dia 20 de Agosto de 2020, 12h - Instagram, Facebook e Twitter [Postagem do Vídeo de IGTV da campanha #AmeTodusElus: Edit de vídeos de até 5s enviados por pessoas da comunidade LGBTQ+ falando o porquê se orgulham de sua identidade de gênero] Legenda: Por que eu sinto orgulho de ser LGBTQ+? Seja lésbica, gay, bi, trans, queer, pansessual, intersexo, assexual ou outro, todo indivíduo merece RESPEITO! #OrgulhoLGBT 🏳️🌈
#ParaCegoVer: O vídeo direciona para um IGTV, em que pessoas LGBTQ+ falam o porquê de sentirem orgulho de fazer parte da comunidade.
Referências Criativas: https://www.instagram.com/p/B9fh7XkJhRw/, https://www.instagram.com/p/CByuyS5gnLT/
Orçamento:
1. PLANEJAMENTO DE MÍDIA SOCIAL
Plano de mídia digital (avulso):
Consiste em fazer a estratégia específica de aquisição de mídia, com avaliação (comparação e indicação) de veículos, formatos, resultados esperados e verbas. Não inclui relatórios pós-campanha e controle. (R$ 12.552,00)
Direção de arte (conceito para projeto):
Concepção da linha criativa e identidade visual de um projeto. (R$ 10.041,60)
VALOR TOTAL REFERENTE AO PLANEJAMENTO: R$ 22.563,60
2. CONTEÚDO: (POST)
Facebook / Twitter/ Instagram (por post):
Criação de card (visual) ou de post apenas em texto, valor por peça, incluindo publicação (logo, foto, ilustração ou outros materiais como vídeos ou áudios) devem ser fornecidas caso seja necessário. R$ 1.004,16 (POR UNIDADE). Ou seja. R$ 1.004,16 x 9 unidades = R$ 9.037,44
IGTV:
Valor padrão para audiovisual de até 5 minutos (roteiro). = R$ 10.904,65
VALOR TOTAL REFERENTE AO CONTEÚDO: R$ 19.942,09
3. MÃO DE OBRA:
Cobranças adicionais: Todos os empregados estão em home-office, logo preços adicionais serão cobrados, como: internet, energia e alimentação.
Cobranças fixas: Programas de arte gráfica e Know-How.
Somatória do valor de mão de obra dos envolvidos na campanha (3): R$ 280,00 por hora trabalhada.
8 HORAS POR DIA, DURANTE 4 DIAS, TOTALIZANDO 32 HORAS TRABALHADAS. RESULTANDO EM R$ 9.280,00 POR EMPREGADO. R$ 9.280,00 X 3 EMPREGADOS = R$ 27.840,00
4. IMPOSTOS:
IMEI= R$ 60,75
Notas Fiscais = R$50,00 mensais
Total do orçamento da campanha #AmeTodusElus: R$ 70.456,44
Valores com referência tabela SINAPRO.
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