21 de mai. de 2015

Aprendendo a editar vídeos com seu reflexo

Por João Lucas da Silva e Leonardo Lombardi



Trabalhar com efeitos especiais e produção de vídeos parece uma tarefa exaustiva a princípio. A melhor dica, presente no vídeo acima, é manter a criatividade presente sempre, para tornar todo o processo mais divertido. Aprender como funcionam os softwares de edição parece ser impossível para leigos, entretanto, não há como recusar que o teor lúdico é essencial para um aprendizado diversificado.



Tomando como referência o filme Espelhos do Medo, dirigido por Alexandre Aja, foi pensada uma forma de ironizar todo o universo desenvolvido no filme.

A premissa é tão simples quanto o próprio título do vídeo: Coisas Que Seu Reflexo Faz Quando Você Não Está Olhando conta por meio de esquetes, situações inusitadas vividas por um rapaz que não está ciente do fato de seu reflexo estar vivo e conseguir agir livremente. Em algumas situações, o reflexo consegue manter sua verdadeira identidade até então desconhecida, porém em outras, ele falha em manter sua discrição, causando espanto na personagem principal. Nenhuma outra informação sobre as personagens é revelada, com o objetivo de manter o vídeo simples e básico, em vista das habilidades principiantes do realizador do vídeo.

Admite-se que a ideia do vídeo nunca foi criar um roteiro elaborado ou desenvolver uma atuação profissional e dedicada para o mesmo, mas somente explorar as ferramentas de edição.

Embora os efeitos sejam consideravelmente interessantes, é certo que são relativamente simples. São necessárias duas filmagens: uma da personagem principal, o rapaz, realizando suas ações comuns e rotineiras, e outra do reflexo, responsável pela quebra de expectativa da história. Para juntar as duas filmagens, a segunda é cortada para que somente permaneça na área do espelho, assim dando a ilusão de que o reflexo realmente está vivo. Para deixar os vídeos dinâmicos e mais fluidos, foi necessária que a atuação fosse sincronizada nas duas filmagens, dessa forma, a princípio, não se percebe como se realizou o esquema.

Ao final, pode-se criar um vídeo muito interessante e divertido, com bastante facilidade e pouco esforço, que com certeza, terá servido como um excelente aprendizado para iniciantes na área.

Para mais sobre o efeito realizado no vídeo, confira este tutorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário