7 de mai. de 2015

Das técnicas à criação: Pinturas de luz

Por Camila Buzzi e Natália Scottini

Light Paint ou pinturas de luz é uma técnica fotográfica que registra o movimento de emissores de luz em ambientes escuros, no qual a luz e a imaginação se tornam o assunto da foto. Então o objetivo de uma das aulas de fotografia II, através do estilo light paint, era fazer fotos diferentes e que demostrassem algumas características e gostos em comum dos integrantes da equipe.



A inspiração veio de forma natural, já que os integrantes conheciam e se identificavam com as personalidades uns dos outros. Então a diversão facilitou o trabalho e transformou o momento de produção em imagens criativas, e que realmente ilustravam a identidade da equipe. Porém houve algumas dificuldades já que para a execução do estilo light paint são exigidas algumas técnicas específicas e um bom manuseio com a câmera.

Para criação das pinturas de luz, é preciso uma câmera capaz de registrar exposições longas e de diferentes emissores de luz como os usados durante esta produção: lanternas, celular e lâmpadas. Além de um ambiente totalmente escuro e um tripé para manter a câmera parada enquanto a cena é iluminada.  A velocidade de obturador a ser usada depende das condições do ambiente, então foram experimentadas variações de segundos para a abertura. Sendo necessário tomar cuidado para a câmera não captar luz demais, e cuidando também com a configuração da sensibilidade até chegar a um resultado satisfatório.

Sendo um estilo que permite total liberdade da imaginação foi possível observar trabalhos de estudantes Alemães que utilizaram aspiradores de pó automáticos no qual em cima de cada um foi colocado uma luz colorida de led fazendo fotos em espécie de pinturas robóticas de luz.

Com a finalização da produção fotográfica é possível observar que mesmo com as dificuldades técnicas esse estilo é fácil de ser composto e traz resultados diferentes e positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário