19 de mai. de 2015

Microfone, voz... gravando!

Por Maria Júlia Aragão dos Santos e Walter Nehring Fritz



Então chegando ao quarto semestre da faculdade, conhecemos a disciplina de rádio.
Aprendendo um pouco da história da rádio, como são feitas as veiculações e como criar um bom roteiro, estávamos prontos para o primeiro job.



Escolhido um curso da própria universidade FURB, colocamos a cabeça para funcionar, papel e lápis na mão e vamos produzir.

Roteirizar, criar e gravar, essa era a nossa missão, utilizando de uma boa criatividade, um cronômetro com 30 segundos cravados e entramos no aquário.

Levando em conta toda a ideia que tínhamos, era muito complicado colocar no papel, sabendo da dificuldade e o transtorno que era passar mil informações em 30 segundos, fomos até o fim, buscando na memória as frases mais complexas e mais simples. No dia de gravar todos ansiosos para ouvir como sua voz ficaria, péssimo é claro, mas com algumas técnicas de edição e equalização tudo se sintonizou.

Não só a prática, mas também a teoria se mostraram importantes, com alguns puxões de orelha do professor, dizendo o quão era bom ouvir rádio, não só uma, mas todas, tirar a melhor parte de cada uma, e utilizar isso para o melhor desempenho.

Entender as técnicas, dramatização, locução, formas, inserções, cada rádio com seu perfil, com seu público e sua forma de passar o conteúdo do dia a dia. Objetivos e metas são criadas todos os dias, e entender como funciona uma rádio é fundamental, não apenas para um estudante de publicidade, mas também para quem se interessa pelo assunto, lembrando que teoria e prática andam sempre juntas.

Produção de rádio foi e ainda é uma disciplina muito importante, um aprendizado que levamos para sempre. Conhecer a breve história da rádio, da nossa rádio Blumenauense, os principais personagens que sempre levaram notícias fresquinhas aos nossos ouvidos, tudo isso é a rádio.

Finalizando a postagem, venho dizer que criar um spot de 30 segundos para o curso de Comércio Exterior foi uma boa experiência, mesmo não gravando com minha voz e com ajuda de um veterano, levei mais tempo para a produção e nunca fechava o tempo. Depois de três semanas de correria, uma boa frase encaixada no lugar certo... Roteiro pronto.

Um microfone, boas idéias e tempo é o que você precisa para criar qualquer locução ou canção, sendo spot, jingle ou programete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário