19 de mai. de 2015

Os desafios de um spot publicitário

Por Luiza Gerent e Taís Prawucki


No primeiro semestre de 2015, os alunos do 4º semestre de Publicidade e Propaganda da FURB fizeram a criação de um spot que tinha como objetivo anunciar uma marca de pet shop. O início do trabalho contou com uma constelação semântica de temas relacionados ao assunto e ainda um brainstorm para orientar  os acadêmicos sobre a ideia de que deveriam partir.



Foi escolhida a marca fictícia de pet shop chamada Lealle e buscou-se mostrar no spot a relação estreita entre cão e dono. Para isso, os alunos optaram por unir no áudio a mensagem comercial de vendas com a linguagem do consumidor, utilizando a técnica de diálogo com efeitos sonoros e trilha sonora.

Para construção da redação, estudou-se o perfil do consumidor que frequenta pet shops e que muitas vezes compra roupas e acessórios para seus animais. São pessoas que gostam de bichos de estimação e que têm o seu como um amigo. Por conta disso, foi abordado no diálogo uma surpresa, onde o ouvinte descobre apenas no final que o locutor não está falando com uma amiga e sim com seu animalzinho de estimação. O roteiro aborda a relação entre humanos e animais de estimação e a beleza que existe por trás desse tema. É uma mensagem capaz de tocar qualquer pessoa apaixonada por animais e consequentemente, cliente em potencial do segmento de pet shop.

O tipo de diálogo utilizado no spot não gera suspense nenhum no começo, pois o ouvinte já imagina o desfecho da história. O diferencial está no final, onde ele tem que se desfazer de tudo o que imaginou para descobrir que na verdade a amiga da personagem era seu pet. A locução do roteiro contou com duas vozes, sendo uma a da personagem e a outra a anunciante da marca. Além disso, os efeitos sonoros ambientaram a situação da personagem chegando em casa e foi, principalmente, o que surpreendeu no final da história com o latido do cachorro, por exemplo. A trilha sonora se fez presente apenas durante a locução comercial e possui um tom alegre, semelhante ao que a marca busca expressar. O spot tem 30 segundos, o tempo mais utilizado no Brasil em spots publicitários.

A produção do spot foi um desafio para a equipe pois encaixar um roteiro criativo com uma mensagem direta e clara dentro de 30 segundos exigiu além do entendimento das técnicas uma discussão apurada sobre o assunto. O que resultou em uma mensagem animada, comercial e ainda capaz de atingir o seu público alvo.

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