19 de mai. de 2015

A arte de fazer um spot

Por Eduardo Martins e Samuel Ferreira


Normalmente chamado de propaganda pela maioria, um comercial de rádio, na área de publicidade, é chamado de spot publicitário. Um espaço de tempo onde algo é anunciado, durando normalmente 30 ou 60 segundos.



Diferente dos jingles, que usam da música para causar uma fácil memorização, o spot usa de elementos como voz, efeitos sonoros, fundo musical e silêncio para construir um ambiente que envolva e prenda o ouvinte.

Os spots podem ser trabalhados de diversas formas, criando histórias, dramatizações, apresentando algum produto ou serviço diretamente, entre outras; fazendo dessa uma das melhores formas de se anunciar em rádio, pois podem ser muito explorados, pondo toda a criatividade do publicitário para trabalhar.

No curso de Publicidade e Propaganda produzimos spots focados em promover os cursos da FURB. Com o objetivo principal de produzir um spot de 30 segundos, onde o melhor trabalho produzido seria veiculado nas rádios locais. Caneta e papel na mão, o desafio foi lançado, a escolha dos cursos foi de afinidade de cada membro, uma guerra travada para a escolha dos melhores cursos. Moda e Música não poderiam ser melhor, dois cursos com uma ampla área de atuação e um leque de ideias para a criação e produção do spot. Porém o trabalho em si foi longo, milhões de ideias surgem na cabeça e você precisa encontrar aquela que se encaixa perfeitamente ao tema e tornar a apresentação de fácil entendimento.

Criar um spot requer atenção, pois no rádio temos que cuidar com o tipo de linguagem usada, trazendo clareza ao ouvinte. Criado o texto, foi preciso escolher vozes que fossem de boas para locução e entendimento e em seguida e não menos importante, a escolha do fundo musical e efeitos sonoros que fossem adequados aos temas dos cursos.

Uma longa jornada travada dia após dia, a criação do spot surge e com ela algumas dúvidas referentes ao que foi apresentado. Umas alterações ali e aqui, eis que nasce o spot pronto para ser produzido dentro do laboratório. Após algumas horas e inúmeras gravações, a locução ideal ganha vida. Locução pronta, o próximo passo e mais divertido, a escolha dos fundos musicais e efeitos sonoros, e com ela a vontade de usar as melhores músicas, porém foi preciso prestar atenção com relação ao fundo musical, pois o mesmo não pode ofuscar a mensagem a ser passada.

E o que aprendemos com isso? Que por mais difícil que seja o desafio, o resultado final pode superar nossas expectativas. As técnicas utilizadas e os recursos oferecidos na criação e produção do spot foram de fácil aprendizado e entendimento, tornando o trabalho prazeroso.

O resultado de toda essa criação vocês poderão ouvir nos links disponibilizados na postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário