19 de mai. de 2015

O Processo Criativo na Publicidade Radiofônica

Por Franciele Ziener e Helena Riffel



Comunicar conceitos é uma das principais tarefas de um publicitário. Durante a disciplina de Produção Publicitária em Rádio, retratar esta ideia se tornou um desafio.



O rádio é um ambiente onde o imaginário ganha vida, em meio a uma diversidade de mensagens publicitárias cada ouvinte mantém uma percepção diferente sobre determinada peça. Neste ponto a habilidade criativa do publicitário, faz com que o ouvinte continue atento a propaganda ao invés de mudar de estação.

Para divulgar os diversos serviços de ensino oferecidos pela FURB, foram utilizadas varias técnicas narrativas aprendidas no decorrer da disciplina. Cada aluno recebeu como tema um curso de graduação ou demais serviços oferecidos pela instituição.

O objetivo desta peça é divulgar o curso de Química da FURB. Inicialmente, foram desenvolvidos três modelos de roteiro, utilizando da constelação semântica para a elaboração da peça.

O roteiro escolhido utilizava a técnica de dramatização, também conhecida como Slice of Life.  O estilo de locução foi baseado em uma expressão caricata do químico Russo Dimitri Mendeleev, baseado nos vídeos do Canal Manual do Mundo apresentado por Iberê Thenório.

Diversos elementos da linguagem radiofônica constituíram o roteiro. A Oralidade é a mensagem que se articula através da palavra e o fundo musical cria as imagens auditivas e transmite sensações. Os efeitos sonoros ficam responsáveis por construir o ambiente subjetivo da peça, enquanto que o silêncio provoca a sensação de expectativa e inquietude.

Com o objetivo de desenvolver uma peça que chame a atenção do público, foram convidados os alunos do curso de teatro Ester Bevian e Antônio Luiz, para dar vida aos personagens Mendeleev e seu aprendiz. As vozes trouxeram dinamismo à peça publicitária e os efeitos sonoros garantiram uma metáfora ao ambiente de laboratório.

A utilização de uma estrutura circular, com uso de um locutor, dramatização e problema, faz com que o processo narrativo seja completo.

Neste trabalho percebemos que ondas de rádio transmitem muito mais do que apenas músicas. O desenvolvimento criativo possui diversas etapas e técnicas, onde o diferencial faz com que uma mensagem seja lembrada pelo consumidor, cumprindo seu papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário