19 de mai. de 2015

Veiculações de propagandas nas rádios.

Por Jéssica Souza e Vinícius Capistrano


A propaganda para rádio nada mais é, do que a venda de produto/ serviços, informação, notoriedade da marca, entre outros fatores. São passadas durante o intervalo comercial, mais frequentes spots e jingles. Ambos podem ser realizados em 30 segundos. O objetivo dessa propaganda era a criação de um spot para os cursos da FURB.



Na parte da criação, deveria ser escolhido apenas um curso, no qual foi escolhido o curso de Serviços Sociais. Para a produção desse spot foi necessário um pouco de pesquisa onde o conteúdo foi baseado nas características e diferenciais do próprio site da universidade, e conversas com alguns acadêmicos do curso.

Para a gravação do spot, foi escolhida uma voz feminina para a veiculação. Porque as vozes femininas são mais agudas na apresentação direta da propaganda, transmitem mais entusiasmo e dinamismo, chamando a atenção do ouvinte para a venda do curso, convidando o mesmo para fazer sua graduação na FURB.

As dificuldades para a realização desse spot vão desde a criação,gravação e edição. No caso da criação, o conteúdo do spot que deveria conter as características do curso e a venda do mesmo. Já na gravação, tinha que ter um pouco de cautela para que o spot não excedesse o tempo determinado de 30 segundos. Além disso, encontrar um efeito sonoro que combinasse com o contexto do spot, que foi trabalhoso. Pois eram muitas pastas contendo vários efeitos sonoros, e que deveria ser escolhido apenas um, num curto espaço de tempo.

Na parte da edição do spot, obtive ajuda dos monitores do laboratório de rádio para a colocação do efeito sonoro, dos cortes que deveriam ser feitos e as edições necessárias. Para passar maior credibilidade do spot, foi utilizado um efeito sonoro com pessoas conversando ao fundo, remetendo o trabalho prestado por um assistente social.

Foi muito gratificante poder ouvir o spot finalizado, além de sentir orgulho de si mesmo, você vê que valeu a pena passar todas as dificuldades para realização desse spot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário